Fundação José Augusto (FJA) lança 3°Concurso do Registro do Patrimônio Vivo do RN

Inscrições seguem até 14 de setembro.

O Governo do Estado, através da Fundação José Augusto (FJA), lançou nesta segunda-feira (23)  o edital para o 3º Concurso Público do Registro do Patrimônio Vivo do RN (RPV-RN) que tem por finalidade o apoio financeiro à preservação dos processos de criação, técnicas, modos de fazer e saberes da Cultura Tradicional e Popular do Estado do Rio Grande do Norte.

O edital completo pode ser acessado no site www.cultura.rn.gov.br  na secção “Editais/ Editais Culturais/ Editais Abertos” ou acessado pelo link    http://adcon.rn.gov.br/ACERVO/secretaria_extraordinaria_de_cultura/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=267237&ACT=&PAGE=0&PARM=&LBL=EDITAIS

 

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas durante o período de 24 de agosto de 2021 a 14 de setembro de 2021, no horário das  8h às 14h, na sede da Fundação José Augusto, Rua Jundiaí, 641, Tirol, Natal/RN, ou enviar o arquivo em PDF ÚNICO para o email: [email protected] com título “Inscrição RPV”.

O concurso para a inscrição no RPV-RN, vai contemplar quatro candidaturas – 2 (duas) Pessoas Naturais e 2 (duas) Pessoas Jurídicas, dotadas ou não de personalidade jurídica sem fins lucrativos, com significativa importância para a cultura tradicional e popular norte-rio-grandense, implicando na concessão de bolsas de incentivo financeiro por parte do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação José Augusto (FJA).

 

Mestres e mestras

O RPV-RN visa estimular e proteger iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sociocultural e profissional dos mestres e mestras de notório saber, autores, autoras, artistas, grupos e entidades da Cultura Popular e Tradicional do Estado do Rio Grande do Norte, almejando a transmissão de conhecimentos e   técnicas para alunos ou aprendizes, através de programas de ensino e aprendizagem apoiados ou executados direta ou indiretamente pela Fundação José Augusto.

As bolsas de incentivo financeiro serão destinadas às pessoas naturais ou jurídicas que tenham alcançado um estágio de reconhecida capacidade profissional ou institucional, escolhidas em decorrência de processo de seleção pública, que levará em consideração as justificativas, os currículos dos candidatos, o mérito e a qualidade dos trabalhos executados pelos postulantes ao RPV-RN.

O diretor-geral da FJA, Crispiniano Neto, destaca o papel governamental na preservação da cultura popular através do edital.

“O Governo Fátima Bezerra está atualizando os mecanismos necessários para manter viva as maneiras de fazer e saberes da cultura popular, através do incentivos financeiros dos nossos mestres e mestras. Essa é uma ação que garante o legado da nossa tradição às novas gerações”, declarou o gestor.

Deixe um comentário