Especialistas apontam saídas para vender mais e melhor

Os palestrantes Fred Rocha e João Kepler, orientaram os empresários que, para passarem bem pelo cenários da crise, é preciso apresentar soluções para os problemas das pessoas e inovar, fazendo a mesma coisa, mas de forma diferente. Os conselhos foram dados durante o Varejo Show, seminário voltado para empreendedores do segmento varejista realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Natal esta semana.

“É preciso pensar além do óbvio, ser visionário, olhar além do tempo. Por isso é importante se reinventar e inovar. É preciso ter novas perspectivas, do ponto de vista de fazer negócios, já que não as mudanças não são apenas tecnológicas, mas, principalmente, sociais. É possível inovar nas pequenas coisas, mas inovação não dura para sempre. Tem que mudar e pensar diferente o tempo todo. Fazer o que ninguém faz”, afirma João Kepler.

Especialista em e-commerce, marketing, empreendedorismo e vendas, além de autor de quatro livros, entre eles ‘Educando Filhos para Empreender’, João Kepler recomenda que o empresário que deseja ampliar vendas passe a ouvir mais o cliente e mudar sempre a forma de vender e atender aos consumidores.

João Kepler conta ainda que existem soluções digitais gratuitas que facilitam a vida do varejista. Um desses serviços é o www.meuatendimento.com.br, indicado para controlar vendas perdidas e revertê-las. Outro seria o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita que coloca a empresa em primeiro lugar nas buscas feitas na área de abrangência do negócio.

Consumidores buscam praticidade e comodidade

Fred Rocha acredita que o mercado vive um novo cenário de consumo, que está baseada na resolução de problemas vividos pelos consumidores, que não buscam meramente preço, mas outros aspectos intangíveis, como praticidade e comodidade.

“Só se ganha dinheiro resolvendo problemas das pessoas. Se interesse pelos problemas dos seus clientes que naturalmente eles se interessarão pelo seu negócio”, ensina.

Sobre a crise, Fred Rocha alerta ser o período em que os investimentos não podem diminuir.

“É preciso cortar custos, não investimentos. Quando você está com um barco numa correnteza, se você desligar o motor, será arrastado. Se quer mesmo fazer cortes, deixe o carro em casa e ande de ônibus. Carro é custo. Mas não deixe de investir na sua empresa”, orienta.

 

Consumidores não buscam só preço, mas aspectos intangíveis, como praticidade e comodidade.
Consumidores não buscam só preço, mas aspectos intangíveis, como praticidade e comodidade.

Varejo Show

O Varejo Show contou com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RN). As foram transmitidas para 68 pessoas em Mossoró e 38 em Nova Cruz.

“É um projeto importante porque todos estão querendo vender mais e ganhar mercado. E isso só se conquista com conhecimento. O evento vem ajudá-los a tomar decisões nesse mar turvo”, destacou o diretor de Operações do Sebrae-RN, Eduardo Viana.

Além de Fred Rocha, João Kepler, o Varejo Show ofertou palestras com o potiguar Fred Alecrim e Caio Camargo, considerado um dos maiores especialistas em varejo no Brasil com mais de 17 anos de experiência na área.