Erro muda recorde mundial quebrado por Adam Peaty no Europeu de Natação

A Liga Europeia de Natação informou neste domingo que detectou erro de cronometragem em algumas provas de ontem do Campeonato Europeu, disputado em Glasgow, inclusive, nos 100 metros peito, em que o britânico Adam Peaty quebrou recorde mundial.

Ao sair da água na sessão da manhã de competições, Peaty comemorou o tri continental na prova, graças ao tempo de 57s00, 13 centésimos mais rápido que o antigo recorde, que ele estabeleceu em 7 de agosto de 2016 nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Hoje, a Liga Europeia de Natação divulgou que houve um problema no equipamento de cronometagem nas primeiras provas, no masculino, os 800 metros livre, os 100 borboleta, os 100 livre e os 200 borboleta, além dos 100 peito, e também os 100 peito feminino.

De acordo com a organização, o Comitê Técnico da entidade detectou que o “mecanismo de partida havia sido configurado incorretamente no início das competições, o que resultou que todos os tempos reportados tenham sido 0s10 mais rápidos”.

No site da competição, o tempo de Peaty já foi corrigido para 57s10, o que ainda representa o recorde mundial da prova. A marca, no entanto, precisará ser homologada pela Federação Internacional de Natação (Fina).

 

Agência EFE