Equipe realiza visita de diagnóstico para produção de tilápia vermelha

Foram visitadas unidades familiares na Serra Mossoró e no Assentamento Paulo Freire.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), na companhia do professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Marcelo Tubarão, realizou recentemente uma visita de diagnóstico em duas comunidades rurais de Mossoró para a produção de tilápia vermelha.

“Nós realizamos uma visita de diagnóstico e fizemos levantamento sobre as potencialidades dessas comunidades que fazem uso do dessalinizador. Visitamos uma unidade familiar na Serra Mossoró, que já produz e é um projeto inovador de reuso de água de dessalinizador para a piscicultura e depois fomos ao Assentamento Paulo Freire”, disse Raniere Barbosa, gerente executivo da pasta municipal, que detalhou ainda que nesta última comunidade há estrutura que pode ser aproveitada.

“O Assentamento Paulo Freire tem uma estrutura de fazendas antigas de produção de melão. Elas têm tanques e a proposta é que possamos potencializar esses equipamentos que eram usados para armazenar água de irrigação e colocar isso numa proposta de piscicultura”.

Raniere Barbosa disse ainda que a visita foi bem produtiva e já há encaminhamentos nesse sentido para iniciar essa produção na Serra Mossoró. Ele destacou que a Ufersa tem uma experiência inovadora com a tilápia: “Foi uma visita bem produtiva no sentido de buscar esses apoios. A Ufersa tem uma experiência inovadora agora com a tilápia vermelha, inclusive para exportação. Na visita, a gente já deixou um encaminhamento para a Serra Mossoró para melhorar a estrutura existente que tem lá e aí fazer introdução dessa tilápia vermelha”.

O professor Marcelo Tubarão destacou a parceria: “Sempre trabalhei buscando as parcerias aproximando a universidade e outros órgãos públicos com o objetivo de resolver problemas dos produtores ou de pescadores. Nesse momento, estamos consolidando com a Seadru uma ação preliminar que visa identificarmos potenciais criadores de peixes para implantarmos, numa experiência piloto com uso de água salinizada”.

Segundo o professor, a iniciativa está concorrendo a um edital na Ufersa para obter financiamento para uma unidade produtiva de tilápia vermelha, porém, devido à limitação de recursos, está tendo que recorrer a uma comunidade que tenha infraestrutura mínima, como: poço com água salobra, bomba submersa, energia elétrica, tanque escavado com lona e experiência com reuso dessa água.

Deixe um comentário