Uma eleição de muitas candidaturas

O que vou relatar a seguir não se constitui em nenhuma novidade. Apenas vou colocar as coisas dentro de um contexto. Embora o calendário eleitoral de 2016 ainda não tenha sido aberto, pelo menos cinco nomes já se apresentam antecipadamente como possíveis postulantes à Prefeitura de Mossoró. São eles: Francisco José da Silveira Júnior, que já se disse com a pretensão de disputar o posto mais uma vez; a ex-deputada estadual Larissa Rosado, que já foi apresentada como pré-candidata pelo seu partido, o PSB; Luiz Carlos de Mendonça Martins, atual vice-prefeito e que já se disse candidato a prefeito e a ex-governadora Rosalba Ciarlini, que se disse com a missão de reerguer Mossoró. Afora esses, ainda há o chamado “candidato dos empresários”, que andam se articulando para lançar um nome em Mossoró. Como se vê a deste ano será uma eleição de muitos candidatos.

VOTOS
Eu pressinto que esse grupo de empresários que vem se reunindo aqui em Mossoró com o objetivo de influenciar na próxima eleição municipal, quando eleger um dos seus componentes, ele estará eivado de boas intenções. Eu só entendo que, depois de se acertarem, eles vão ter que conseguir o principal, que são os votos. Aí sim, essa “mercadoria” é mais difícil.

SÁTIRO
Ensinamentos do padre Sátiro Cavalcanti Dantas: “Se dentro de ti está o amor, nenhuma outra coisa senão o bem poderá sair de tal raiz” (Santo Agostinho). E o sacerdote complementa: “é verdade, pois não haverá espaço para o mal”.

ÓBVIO
A frase da semana foi dita pelo governador Robinson Faria ao falar à jornalista Carol Ribeiro: “Henrique já perdeu; o governador sou eu”, realçando o óbvio ululante.

“IMBECIBÉIS”
Um amigo me diz que um dos maiores problemas neste veraneio em Tibau e adjacências são as interferências dos “imbecibéis” a incomodarem uns e outros com os seus potentes serviços de som. De outro lado, também tenho escutado elogios à atuação da Polícia Ambiental sob o comando do capitão Almeida reprimindo esses abusos.

QUEIROZ
Neste dia 27 de janeiro estará sendo inaugurada uma nova unidade da rede Queiroz de supermercados. Esta se localiza na avenida Mota Neto, no bairro Nova Betânia. As obras ali entraram no ritmo da finalização.

PREFEITA
Realmente são insistentes os rumores de que a prefeita titular de Baraúna, Luciana Oliveira, que se licenciou do cargo para cuidar da saúde, poderá não retornar mais ao mesmo posto. Vai competir ao prefeito interino, Edson Barbosa, reorganizar a estrutura administrativa do município e pôr em ordem as suas finanças.

RIO PIRANHAS
Ótimas notícias sobre o Rio Piranhas ou Assu: ele começou correr com água nova na última segunda-feira. Esse volume d’agua tem a ver diretamente com o interesse mossoroense, pois dali vem a água da adutora que abastece com 30 por cento a cidade de Mossoró.

GASTOS
Anunciadas pelo Tribunal Superior Eleitoral as normas fixando os gastos (aproximados) dos candidatos ao pleito municipal deste ano. Os postulantes à prefeitura, por exemplo, de Mossoró só poderão gastar, cada um, três milhões de reais. E os postulantes à Câmara Municipal aproximados 300 mil reais. E nenhum centavo a mais.

MAU CHEIRO
Começou a exalar um tremendo mau cheiro nas ruas mossoroenses. Os garis estão trabalhando normalmente? Alguma coisa está errada. Está parecido que os garis debandaram dos seus locais de trabalho.

AÉREA
O sonho de Mossoró voltar a contar com operações de companhias áreas de passageiros em seu aeroporto Dix-sept Rosado poderá estar ficando cada vez mais distante. As atuais empresas de aviação vivem momentos de ingentes dificuldades. Aliás, esse é o mercado mais vulnerável que se conhece.

HÉLIO MACEDO
Nosso conterrâneo Hélio Macedo, hoje uma das estrelas do rádio esportivo pernambucano, se iniciou nas lides radiofônicas de Mossoró há exatos 50 anos. E continua em atividade em Recife como se tivesse se iniciado ontem. Pra frente, amigo Hélio (irmão de dona Zélia e de Célia, cunhado de Élder Heronildes).

CRISE
Há momentos em que a gente aqui em Mossoró imagina que vive num mundo totalmente à parte. Estamos vendo o Brasil vivendo uma crise econômica sem precedentes, mas aqui nos parece que Mossoró passa ao largo: shopping lotado no meio de semana, shows com Aviões do Forró e Wesley Safadão lotados, encerramento do veraneio onde se vislumbra um público recorde, etc. Nam…

JOÃO MOSSORÓ
O mossoroense João de Almeida Lopes, que aqui em Mossoró era conhecido por “Fii” e se tornou João Mossoró, segue comparecendo às noites cariocas ao lado de outros nordestinos. No dia 29 de janeiro, ele está com um show programado num dos bairros cariocas quando seu repertório exaltará as figuras de Luiz Gonzaga e João do Vale. João era integrante do extinto Trio Mossoró ao lado de Oséas Lopes e Hermelinda (Bibila).

SAGA
Assistimos pesarosos a saga dos servidores municipais na sua luta exigindo pontualidade de parte da Prefeitura no desembolso dos seus salários. Pelo cenário que está desenhado, isso vai ser difícil de acontecer, num curto prazo.