Documentário “Ufersa já foi Esam” visita a história de criação da instituição

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido celebrou 18 anos no último dia primeiro de agosto, data de quando o presidente Luís Inácio Lula da Silva assinou a Lei de transformação da então Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM. A instituição de origem foi criada em 1967, resultado de um sonho do professor Vingt-Un Rosado.

Esses dois momentos são fundamentais na trajetória de 56 anos da Instituição, marcada por conquistas, desafios, laços afetivos, profissionalismo e muita contribuição para o desenvolvimento do Semiárido, a partir de, inicialmente, Mossoró, depois expandida com a criação dos campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.

Para nos ajudar a contar essa história, a Assessoria de Comunicação da Ufersa convidou os(as) profissionais pioneiros(as) da casa para rememorar em depoimentos para o documentário “A Ufersa já foi Esam”. Passos Júnior, jornalista chefe da Assecom, comenta sobre a importância desse trabalho para a memória da instituição.

“Achei importante deixar esse registro que marca a primeira fase do que hoje é a UFERSA. O documentário traz personagens que são testemunhas de 38 anos de história da ESAM. Um documentário que servirá como ferramenta para os novos servidores da comunidade acadêmica conhecerem a história e perceber os avanços obtidos para valorizar cada vez mais a nossa instituição”, considerou.

Atualmente, a UFERSA conta com cerca de 10% de servidores que ingressaram e vivenciaram a ESAM. “Daí, a necessidade de contar essa história que é um marco importante não apenas para a Universidade, mas também para a cidade de Mossoró. Um trabalho feito com muito compromisso e responsabilidade de toda equipe que faz a Assessoria de Comunicação da UFERSA”.

O documentário tem cerca de 35 minutos, resultados de 13 entrevistas com servidores do quadro de professores e técnicos-administrativos da Esam/Ufersa, que renderam mais de 15 horas de imagens captadas e 150 páginas de transcrição. Além disso, a peça também traz um minucioso passeio pelos arquivos fotográficos e documental do acervo institucional.

Serviço –

A primeira exibição será nesta quinta-feira, dia 31 de agosto, às 15h, no Auditório Amâncio Ramalho, sediado no Prédio da Reitoria, com entrada livre, durante a programação dos três anos da gestão #UmaSóUfersa, liderada pela professora Ludimilla de Oliveira. Logo em breve, o material estará disponível no canal da Ufersa no YouTube.

Saiba mais sobre a história da ESAM/Ufersa.
Página com acervo fotográfico da ESAM.

 

https://youtu.be/PYi_KYADfGc?si=Wq9I59ASNd-MLMUy

Deixe um comentário