Detran divulga calendário de pagamento das taxas de licenciamento de veículos

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) divulgou o calendário 2016 das taxas de licenciamento de veículos. O valor do imposto não sofreu reajuste, permanecendo R$ 60, independente do ano ou categoria do enquadramento do transporte.

A medida foi disciplinada através da Portaria 2.510/15-GADIR, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de ontem. O calendário separa os períodos de pagamento pelo final da placa correspondente a cada veículo.

De acordo com o cronograma, o primeiro grupo a efetuar o pagamento é o dos veículos com finais de placa 1 e 2, com datas de quitação da taxa até os dias 16 e 17 de fevereiro, respectivamente. O calendário tem seu término no mês de julho, no caso dos carros com final de placa zero.

No próximo mês, os contribuintes começam a receber nas suas residências, através de uma única correspondência, os boletos relativos ao licenciamento, IPVA e seguro obrigatório (DPVAT). Os boletos também vão estar disponíveis na internet, bastando que o usuário acesse o site do Detran e informe a placa e o número do Renavan do veículo.

Os correntistas do Banco do Brasil podem efetivar o pagamento diretamente no caixa eletrônico, informando CPF e sem precisar do boleto bancário.

Segundo dados do setor de Estatística do Detran, há 1.106.600 veículos registrados no Estado, sendo Natal (369.687) e Mossoró (133.592) os dois primeiros municípios no ranking de maior quantidade absoluta de automóveis.