COVID-19: Plano de vacinação será discutido por governadores nesta terça

Reunião acontece no Palácio do Planalto e conta com a presença do Ministro da Saúde

Nesta terça-feira, 8, a governadora Fátima Bezerra e Maura Sobreira, secretária adjunta de saúde, se reunirão em Brasília com representantes do Ministério de Saúde, inclusive com o ministro Eduardo Pazuello, para discutir Plano Nacional de Imunização e o Plano Estratégico de Vacinação do Brasil. Além de Fátima Bezerra, a reunião contará com outros governadores do Estado. O encontro acontece no Palácio do Planalto, mas a maioria dos envolvidos participará através de videoconferência.

O Ministério da Saúde não informou sobre o porquê da reunião ser realizada no Palácio do Planalto e a presidência também não sinalizou se o presidente e os ministros palacianos irão participar. Na ocasião, os governadores deverão cobrar que o Ministério inclua no SUS o maior número de vacinas possível, além de solicitar mobilização para uso emergencial dos imunizantes. No entanto, Pazuello vem comentando que comprará mais vacinas somente após o registro das doses na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O ministro também tem ignorado o Coronavac ao debater sobre o plano de vacinação para população.

Ontem (07), a governadora discutiu com prefeitos, secretários municipais de saúde e representantes das regiões Metropolitanas de Natal, Oeste, Alto Oeste e Agreste, ações de combate à pandemia no Rio Grande do Norte através do Pacto pela Vida. Fátima Bezerra alertou que o aumento crescente de casos reflete-se na hospitalização e internamentos podendo resultar no aumento dos óbitos. ‘’Daí a necessidade do Estado e municípios, através de ações do Pacto pela Vida, tentar conter a ocorrência de novos casos. Pelo Governo do Estado, estamos revertendo 89 leitos para atendimento COVID. O Governo vai dar todo o apoio aos municípios, inclusive na área da segurança pública.’’ afirmou Fátima Bezerra.

Em Mossoró, a secretária de saúde Saudade Azevedo, informou que a Prefeitura ainda não editou novo decreto sobre as recentes deliberações, mas que estão trabalhando na atualização do Plano de Contingência. Acrescentou ainda que a partir desta semana, ‘’o município vai recomeçar a fiscalização do cumprimento das regras protetivas como o uso de máscara, distanciamento social e restrições a aglomerações’’.