Conselho Monetário aprova abertura e fechamento de conta corrente por meios virtuais

O Banco Central do Brasil (BCB) informou nesta segunda-feira, 25, que o Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou que pessoas físicas abram e fechem contas correntes pela internet sem a necessidade de se deslocarem a uma agência bancária.

O serviço é opcional, e já pode ser oferecido pelos bancos, desde que eles disponham de mecanismos de controle para verificar a identidade dos clientes. A identificação poderá ser feita através do reconhecimento de imagem e voz. Os bancos também podem solicitar uma fotografia, ou exigir o uso do certificado digital.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) informou que as instituições financeiras irão analisar a norma para se adequar e estabelecer os procedimentos e controles para garantir integridade, autenticidade, confidencialidade e segurança das informações e documentos eletrônicos exigidos no processo.

Com exceção da flexibilidade do comparecimento presencial a uma agência, todas as demais regras para a abertura de contas bancárias continuarão em vigor, como veracidade da situação cadastral, regras sobre tarifas, fornecimento de informações, adequação de produtos e serviços financeiros, além da prevenção de lavagem de dinheiro e terrorismo.