Conselho Diretor da Fuern aprova criação do auxilio-creche para estudantes da UERN com filhos até cinco anos

Aproximadamente 15% dos estudantes da UERN se enquadram nos requisitos para a concessão do auxílio

O Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) aprovou, na tarde desta terça-feira (20), a criação do Programa Auxílio-Creche para estudantes com filhos até cinco anos.

A proposta foi da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e irá beneficiar estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação com auxílio financeiro para uso exclusivo com despesas com creche, pré-escola ou cuidador, assegurando a igualdade de condições no exercício das atividades acadêmicas. Terão prioridade estudantes em condição de vulnerabilidade social.

As despesas decorrentes da aplicação do Programa Auxílio-Creche correrão à conta das dotações orçamentárias da Fuern com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).

A professora Fátima Raquel, presidente em exercício da Fuern destacou a importância da instituição do Auxílio: “Temos um grupo cada vez maior de pessoas em condições de vulnerabilidade social, mas que tem todo o esforço e a vontade de continuar estudando para transformar a sua vida. A UERN, como universidade inclusiva, que pauta as suas ações nesse acolhimento e nesse entendimento de que é a educação que transforma a sociedade, a gente tem buscado em todas as esferas unir esforços na perspectiva de garantir, além do acesso desses alunos ao Ensino Superior, sua permanência”, afirmou.

Segundo o conselheiro Bruno Ernesto, que deu parecer favorável à instituição do programa, aproximadamente 15% dos estudantes da UERN se enquadram nos requisitos para a concessão do auxílio. A aprovação será publicada no Jouern, juntamente com a resolução para posteriormente ser publicado o edital com a quantidade de benefícios e as regras.

Deixe um comentário