Conselho de Contabilidade intensifica fiscalização no Estado para coibir o exercício ilegal da profissão

Cerca de 1.736 profissionais que podem estar atuando sem registro do Conselho.

O Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Norte (CRCRN) anunciou a retomada de uma ação de fiscalização no Estado, buscando regularizar cerca de 1.736 profissionais que podem estar atuando sem registro do Conselho.

A ação segue orientação do Conselho Federal, a partir da coleta de dados obtidos por convênios com as instituições e órgãos competentes como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e foi iniciada em 2020.

Com a pandemia, a fiscalização foi suspensa temporariamente, mas adaptou o seu sistema para atuação para o modo online e está sendo retomada e conduzida pelo vice-presidente do CRCRN, Adauto Carvalho.

Do número de profissionais detectados em possível atuação irregular, Adauto destaca que, 223 chegaram a realizar exame de suficiência e foram aprovados, mas não fizeram seu cadastro junto ao Conselho, o que é obrigatório.

Num primeiro momento, o Conselho tem notificado profissionais e escritórios em situação irregular, mas oportunizando a regularização ou esclarecimento da situação voluntariamente em até quinze dias.

Em Mossoró, os fiscais foram recebidos pelo Delegado do CRCRN na região Oeste, Gustavo Gondim de Deus que, em visita ao O Mossoroense na tarde desta terça-feira (27) falou sobre a importância da ação: “Ao mesmo tempo em que ela ampara o profissional que zela pela sua correta atuação profissional ela também resguarda os contratantes contra possíveis abusos e mau uso da profissão.” A Delegacia regional do Oeste contempla dezessete município.

Deixe um comentário