Conciliação em acidentes de trânsito ajudará a diminuir processos no judiciário

Começam nesta quinta-feira, 28, os trabalho do Grupamento de Acidentes de Trânsito (GAT) da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), destacado para realizar conciliações em casos de acidentes sem vítimas, o que ajudará a diminuir o volume de processos no judiciário devido a este tipo de ocorrência.

A solenidade de lançamento do GAT foi realizada nesta manhã na sede da Semob e contou com a presença do coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), o juiz Herval Sampaio. Também estiveram na cerimônia os agentes de trânsito, o secretário da Semob e o prefeito, Francisco José Júnior.

O serviço do GAT conta com veículo próprio e os agentes passaram por um curso voltado para a mediação de conflitos na semana passada, ministrado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ/RN). Uma nova turma deve passar por capacitação no mês de março. A expectativa da Semob é de que sejam atendidas entre cinco e 10 ocorrências por dia.

Com o treinamento, os agentes formalizar acordos entre as partes envolvidas nos acidentes, que serão homologados judicialmente. Enquanto aguardam a conciliação, os motoristas poderão ver vídeos e materiais educativos sobre segurança no trânsito. O GAT poderá ser chamado através do telefone 156, o mesmo número de emergência da Semob usado para denúncias e registro de ocorrências.