Como o marketing verde pode ajudar a sua empresa
A preocupação com o meio ambiente não traz somente resultados no social, mas também na receita líquida do seu negócio
Com o aquecimento global se intensificando cada vez mais, a sustentabilidade acabou se tornando uma demanda cada vez mais requisitada pela população às empresas. A partir dessa necessidade, foi criado um método para divulgar esses resultados para a sociedade, que podemos chamar de “marketing verde”.
Isso faz ainda mais sentido se pesquisarmos um pouco mais a fundo essa questão. Segundo o Relatório ESG e Sustentabilidade 2022, feito pela Opinion Box, 52% dos entrevistados não compram produtos de empresas que possuem histórico de agressão ao meio ambiente.
Mas o que é esse tal de “marketing verde”?
Essa deve ser a pergunta que você deve estar se fazendo nesse momento. Mas, resumidamente, essa prática tem como objetivo passar para a sociedade que a marca tem consciência ambiental e que seus produtos e serviços possuem um impacto mínimo no meio ambiente, ou até mesmo busca recuperá-lo um pouco.
Cuidado com o greenwashing
“Achei a ideia ótima e vou fazer isso mesmo não tendo práticas sustentáveis”, e podemos dizer que essa pode ser uma ideia catastrófica. Se a empresa fizer isso e for descoberta, pode ser ainda mais prejudicial para a marca do que admitir que não tem nenhum processo voltado para diminuir o impacto no meio ambiente.
Esse tipo de prática leva o nome de “greenwashing”, que traduzido para português significa “lavagem verde”, e qualquer organização pode fazer isso. Entretanto, o que leva a empresa a ser marcada com esse nome? Os motivos são:
- Se valer de dados incorretos, ambíguos, contraditórios e que não possuam formas de serem verificados;
- Usar informações falsas que divulgam a prática de ações sustentáveis;
- Usar selos ou certificados ambientais mesmo sem tê-los realmente;
- Esconder características nocivas de seus produtos e/ou serviços;
- Divulgar ou referenciar quantidades que não são verdadeiras.
Como utilizar isso no meu negócio?
Apesar disso, ainda é possível implementar essa estratégia no seu negócio através de mudanças simples, mas que podem gerar um resultado positivo dentro do conceito de marketing ambiental, e até mesmo tornar a sua marca mais reconhecida na demanda.
Entre elas, é possível reduzir o uso de produtos como copos plásticos, papéis para documentação, e até mesmo migrando para o digital, poupando mais espaço, reaproveitar a água e várias outras formas.
Além disso, é possível mudar fora do ambiente de trabalho; a escolha de fornecedores pode ser usada como um ponto a favor da sustentabilidade. Se valer da contratação de companhias que tenham somente práticas sustentáveis pode fazer uma grande diferença na sua imagem publicamente.
Vamos usar o exemplo de um restaurante. Ao escolher uma distribuidora de gás a granel e um fornecedor de alimentos mais alinhados com práticas sustentáveis, é possível mostrar ao seu público que você se alia somente a empresas preocupadas com o impacto de seus processos no meio ambiente.
Quais as vantagens dessa estratégia?
Além da presença clara no mercado, sua marca passa a ser conhecida como amiga do meio ambiente. Se você for um pioneiro nessa prática, seja no seu setor ou praça, é possível até mesmo influenciar aquele cliente em potencial a usar o seu produto e/ou serviço somente porque você tem compromisso com o meio ambiente.
Portanto, ser sustentável, além de ajudar o meio ambiente, também traz um monte de benefícios para a empresa, mostrando que ela está preparada para o futuro e até mesmo facilitando a fidelização de clientes.