Comida de boteco em casa: 3 ideias rápidas e simples
Ninguém dispensa um petisco de boteco. Não é à toa que esses aperitivos são tão populares nos bares brasileiros – e o melhor: grande parte deles é bem fácil de ser preparada. Para quem gosta de receber visitas ou realizar reuniões sociais em casa com frequência, existem opções para todos os gostos, se destacando principalmente pela praticidade da receita.
A seguir, confira algumas alternativas de petiscos de boteco para preparar em casa sem dificuldades.
Bolinho de bacalhau
O bolinho de bacalhau é um grande clássico dos botecos brasileiros e é surpreendentemente simples de ser preparado. Para isso, será necessário juntar 300 gramas de bacalhau desfiado, 3 xícaras de chá de batatas, 1 colher de sopa de farinha de trigo, 3 ovos, 2 colheres de sopa de cheiro-verde picado, sal e pimenta-do-reino a gosto e óleo para fritar.
Comece cozinhando as batatas e depois amasse-as, até formar um purê; junte todos os ingredientes e faça uma massa. Depois, é só fazer bolinhas com a mistura e fritá-las até dourar.
Bolinho de costela com queijo
Costela é sempre um sucesso em qualquer boteco, e com queijo consegue ficar ainda melhor. O queijo é um alimento que se destaca no sabor umami, que costuma ser o mais diferenciado de todo o conjunto de ingredientes. Para quem não sabe o que é glutamato, trata-se do aminoácido responsável por realçar esse sabor específico nos alimentos.
A receita demanda 400 gramas de costela moída cozida ou assada, 1 ovo, ½ cebola média ralada, cheiro-verde a gosto, sal e pimenta a gosto, 1 colher de sopa de farinha de rosca, muçarela em cubinhos para rechear, 1 ovo, uma pitada de sal, 2 colheres de sopa de vinagre claro, 20 ml de água, farinha de trigo ou de rosca e óleo para fritar.
Prepare a massa misturando a costela, o ovo, a cebola, o cheiro-verde, o sal e a pimenta; adicione a farinha de rosca e misture bem. Com óleo nas mãos, comece a fazer as bolinhas, sempre colocando um cubo de muçarela no meio; depois, empane-as com uma mistura de sal, vinagre e água. Por fim, é só fritar e servir.
Nachos mexicanos
Para quem não come carne, os nachos são uma opção diferente e saborosa para servir. Para as tortilhas, serão necessários 2 xícaras de chá de farinha de milho (340 gramas), 1 e ¼ de xícara de chá de água quente (cerca de 300 ml), 1 colher de chá de sal, 1 colher de sopa de páprica defumada e óleo para fritar.
Para o molho, reúna 2 colheres de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de farinha de trigo, 250 ml de leite integral, 250 gramas de queijo cheddar ralado ou em fatias, ½ colher de chá de sal, ½ colher de chá de pimenta-do-reino e pimentas jalapeño.
Prepare a massa misturando a farinha de milho e metade da água; depois, adicione o restante da água e finalize com as mãos, até virar uma massa uniforme. Divida a mistura em quatro partes e, utilizando uma faca, corte-a em triângulos. Depois, é só fritá-las para finalizar essa parte.
No molho, misture a manteiga e a farinha, refogando por até quatro minutos para incorporar; adicione o leite integral e continue misturando. Por fim, vá adicionando o queijo aos poucos, até que todos os cubos estejam derretidos. Agora é só finalizar adicionando sal e pimenta a gosto.