Começa no RN segunda fase da campanha contra febre aftosa

A doença ocasiona febre, aftas e perda significativa na produção de leite e carnes

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, iniciada na terça-feira (03) será realizada até o final do mês de novembro. De acordo com o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), o objetivo é vacinar mais de 330 mil animais em todo estado.

Nesta segunda fase, a imunização torna-se obrigatória apenas para os bichos entre 0 e 24 meses, o que representa 30% do rebanho atual, embora todos os animais devam ser declarados.

Para o produtor cadastrado junto ao IDIARN, é possível obter a vacina em estabelecimentos autorizados a comercializar o medicamento. Após a compra, deve efetuar a vacinação e declarar o rebanho em um dos escritórios do IDIARN, EMATER ou Secretarias Municipais de Agricultura.

O estado do Rio Grande do Norte possui um rebanho com mais de 1 milhão de animais e mantém índices satisfatórios de cobertura vacinal. Mesmo durante a pandemia do COVID-19, a primeira fase realizada em maio, contabilizou números positivos em que foram imunizados 94,34% do rebanho potiguar.

 

Deixe um comentário