Coalizão de esquerda liderada por ex-líder estudantil Gabriel Boric obtém vitória histórica na eleição presidencial do Chile

Candidato progressista, de 35 anos, obtém 55% dos votos, contra 45% do candidato de extrema direita, José Antonio Kast

O candidato a presidente do Chile, Gabriel Boric, representante da esquerda, venceu o segundo turno das eleições com 55,73% dos votos, contra 44,2% do candidato da extrema direita José Antonio Kast, com mais de 92% apurados.

A eleição de Gabriel Boric, 35, abre as portas do Palácio La Moneda a uma geração mais jovem, forjada no calor das demandas sociais das revoltas de 2011 e 2019. Boric tinha apenas quatro anos quando o ditador Augusto Pinochet entregou o poder a um governo civil. E assim olha para frente, sem a influência militar. É a geração que cresceu “sem medo” e rompeu com a tradicional centro-esquerda que entre 1990 e 2010 liderou a transição democrática sob a égide da Concertación.

Boric venceu as eleições liderando uma aliança com o Partido Comunista. A contagem oficial lhe dá 55,1% dos votos, contra 44,8% de Kast, que não esperou o fim da contagem para parabenizar Boric pela vitória. Boric tomará posse como novo presidente do Chile em 11 de março. Naquele dia, já com 36 anos, ele se tornará o mais jovem a usar a banda na história do país.

Deixe um comentário