Campanha Uern Sangue Bom dá início à programação do Carnaval Responsa

Diante da importância da doação de sangue, sobretudo no período de Carnaval, quando a demanda nos hemocentros costuma aumentar, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) iniciou a programação do Carnaval Responsa 2024, nesta terça-feira (6), com o dia D da campanha Uern Sangue Bom. A iniciativa busca estimular a comunidade acadêmica e a população em geral sobre a doação regular.

Durante a manhã desta terça-feira, cerca de 15 servidores da Universidade compareceram ao Hemocentro de Mossoró para doar sangue, após a mobilização promovida pela campanha. No turno da tarde e nos próximos dias, mais professores e técnicos-administrativos da instituição devem comparecer ao Hemocentro.

“Esse dia de hoje marca mais uma atividade de responsabilidade social da Uern para com a sociedade, estimulando não só a comunidade uerniana, mas toda a comunidade potiguar”, destaca Bianca Valente, diretora de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida da Uern.

bibliotecária Jocelania Maia, uma das técnicas-administrativas da Uern que participaram da doação nesta manhã, destaca que sempre participa da campanha, e que o ato de doar é um ato simples de solidariedade que salva várias outras vidas. 

Servidores de diversos setores da Universidade compareceram ao Hemocentro nesta manhã

“Eu procuro fazer esse papel, essa minha parte de estar ajudando sempre o próximo, independente de conhecer a pessoa ou não”, comenta a servidora.

“No momento em que a gente sabe que tem muitas ocorrências de necessidade de doação de sangue, fazemos esse chamamento como mais um compromisso social da nossa Universidade. Estamos aqui, todos unidos, enquanto técnicos, enquanto docentes, enquanto estudantes, para que a gente possa fazer o bem a toda a população”, enfatiza a reitora Cicilia Maia.

Hosana Mirelle, técnica-administrativa da Uern e diretora de gestão acadêmica hospitalar, conta que também se cadastrou para a doação de medula óssea, sendo mais uma possibilidade para salvar outras vidas. “É uma forma da gente ajudar antes, prevenindo que não falte aqui no Hemocentro”, comenta Hosana.

A servidora Jocelania Maia ressalta a importância do ato solidário ainda que não se conheça a pessoa beneficiada

O diretor do Hemocentro, Damásio Leite, agradece a ação da Uern e ressalta que a doação é um ato solidário e empático, além de ser uma demonstração de amor ao próximo. “Inúmeras vidas são salvas através destas campanhas”, pontua.

Lenita Helena, assistente social do Hemocentro de Mossoró, também salienta a importância de o Hemocentro receber campanhas das universidades e de a população se unir à causa, tendo em vista a demanda por sangue nos hospitais, contribuindo assim para salvar vidas de inúmeras pessoas. 

A campanha alerta para o aumento da demanda por sangue no feriado de Carnaval, mas também estimula a doação regular

Participação estudantil

Embora tenham marcado presença em peso no Hemocentro, os servidores não foram os únicos membros da comunidade acadêmica da Uern que se dedicaram ao ato solidário nesta semana. 

Ao ver as divulgações da Uern sobre o tema, a caloura do curso de História Prislene Cibely conta que, logo que soube da campanha Uern Sangue Bom, sentiu o interesse de contribuir e fez sua primeira doação de sangue, nesta segunda-feira. “Fui muito bem recebida e recepcionada, foi tudo muito confortável e fiquei muito feliz de poder ajudar a salvar uma vida”, relata a aluna. 

Caloura do Curso de História, Prislene Cybele foi decidiu doar sangue pela primeira vez ao saber da campanha

Além das doações de sangue, o Carnaval Responsa continua com atividades durante a semana. Na quarta-feira, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) promove ações educativas e de saúde nas residências universitárias de Mossoró, com verificação de pressão, glicemia capilar, vacinas, consulta médica e de enfermagem, testes rápidos e bioimpedância. 

Já na quinta-feira, haverá o Bloquinho Carnaval Responsa, no campus da Uern Mossoró. A programação completa em todos os campi pode ser consultada nesta página.

Veja mais fotos da ação desta terça-feira neste link.

Confira abaixo os critérios para doação de sangue:
Ter entre 16 e 60 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável);
Estar em boas condições de saúde;
Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial;
Pesar no mínimo 50 kg;
Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;
Estar alimentado e evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
Caso a doação ocorra após o almoço, aguardar duas horas;
Não estar fazendo uso de medicamentos que possam afetar a saúde;
Não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;
Não ter feito procedimento cirúrgico recentemente;
Tatuagem, piercing e pigmentação impossibilitam a doação por 12 meses;
Não estar gripado ou ser portador de doenças contagiosas;
Não estar exposto a situações de risco, como ter praticado ato sexual sem uso do preservativo ou ser usuário de drogas;
Não ter feito endoscopia nos últimos 12 meses.

Deixe um comentário