Campanha Dezembro Vermelho realiza ações preventivas e sensibilização sobre doenças sexualmente transmissíveis

AREIA BRANCA – Ações iniciadas na segunda-feira, 21, nas unidades de saúde na cidade e na zona rural sequenciam a programação da campanha Dezembro Vermelho, no município. Na quarta-feira, a partir das 8h, os profissionais envolvidos realizaram atendimentos gratuitos na parte externa do Mercado Público Central.

A campanha é de iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, tendo como foco a prevenção e a sensibilização sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

As ações da campanha serão desenvolvidas até o final deste mês e consistem na distribuição de preservativos (masculino e feminino), orientação aos pacientes, realização de teste rápido de sífilis e HIV, além da coleta do exame citopatológico (preventivo).

O mês de dezembro é lembrado em todo o mundo como o período de prevenção e combate à Aids.

Durante este período, os agentes e profissionais das unidades de saúde do município também reforçam as ações de diagnóstico e tratamento da doença.

Ações de conscientização integram rotina da secretaria

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Areia Branca, as ações de conscientização são parte da rotina das unidades de saúde durante todo o ano.

A campanha também é um alerta sobre a Aids, que não apresenta sintomas, razão pela qual o diagnóstico precoce é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus e também para que o tratamento seja realizado da maneira mais adequada.

Os balanços epidemiológicos da doença, divulgados pelas organizações mundiais são preocupantes. É considerada a quarta causa de óbito no mundo.

A criação do Dezembro Vermelho é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), que há quase 30 anos instituíram o dia 1º de dezembro como Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A nomenclatura Dezembro Vermelho foi utilizada como forma de ampliar as ações de prevenção e combate à Aids em todo o mundo.