Câmara de Mossoró retoma projeto da Câmara Mirim

Alunos de 13 escolas do município, da rede pública municipal e estadual e da rede privada, terão a oportunidade de atuar como vereadores, formando a Câmara Mirim, composta por 21 parlamentares.

Os estudantes do 6º ao 9º ano estão aptos a participar da disputa eleitoral. Poderão votar alunos do Ensino Fundamental I e Fundamental II. Cada escola estabeleceu condições próprias para a realização das campanhas e da votação, incluindo regras adicionais, de acordo com o projeto pedagógico da instituição de ensino.

A votação deve ocorrer até a sexta-feira, 28 de abril. Cada escola de ensino público elegerá dois vereadores mirins e dois suplentes e cada escola particular, um vereador e um suplente. As escolas deverão auxiliar seus vereadores, apresentando temas relevantes para que possam ser discutidos em plenário, durante as sessões.

Os vereadores mirins tomarão posse no dia 05 de maio, às 9h, no plenário da Câmara Municipal e, a partir daí, desempenharão um papel similar ao dos vereadores do município, respeitando, inclusive, todos os processos e trâmites do Poder Legislativo local.  A legislatura 2017 da Câmara Mirim encerra no dia 24 de novembro.

O vereador Petras Vinícius (DEM), responsável pelo projeto, destaca a importância da participação dos jovens na política, para melhor entender o funcionamento do Poder Legislativo, incluindo o trabalho do vereador, e também para conhecer os direitos e deveres do cidadão.

“Com esse projeto, os alunos terão a oportunidade de vivenciar e compreender a importância da política não para o interesse próprio, mas para a coletividade, com a participação de toda a comunidade escolar. E ainda terão o suporte de assessoria da própria Câmara e das faculdades de Direito da Universidade Potiguar (UnP) e de Comunicação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)”, destacou.

A presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereadora Izabel Montenegro (PMDB), reforça a importância do projeto para aproximar a população da Casa Legislativa, envolvendo os alunos e também pais e professores nas discussões pertinentes ao município. A vereadora também destacou a importância da presença de vereadoras, aumentando a representatividade da mulher.

“Esses jovens representam nosso futuro e é a partir deles que poderemos pensar em uma sociedade melhor, com mais cidadania. É importante que as meninas também participem desse processo, sejam candidatas e possam representar o público feminino também como vereadoras mirins”, afirmou.