Caern restabelece abastecimento de água em Jucurutu após ‘sangria’ na Barragem de Oiticica

Companhia aproveita elevação do nível da barragem para reativar sistema com maior capacidade de captação e distribuição de água.

Um dia depois de a Barragem Oiticica ter atingindo a capacidade máxima de 15 milhões de metros cúbicos, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) restabeleceu o abastecimento pleno de Jucurutu, município de 18 mil habitantes, dos quais 10,9 mil são residentes na área urbana.

O sistema emergencial de sifões montado no ano passado foi substituído pelo principal, projetado para captar 140 mil litros/hora, que é a capacidade de operação da Estação de Tratamento.

De acordo com técnicos da Caern, no máximo em 72 horas a água deve chegar a todos os bairros de Jucurutu. A cidade tem 5.267 ligações de água encanada.

Sobre a barragem

A Barragem de Oiticica está praticamente pronta, mas somente será concluída quando todos os moradores das áreas inundáveis forem removidos para locais seguros.

Quando estiver concluída, terá capacidade para 590 milhões de metros cúbicos e será o terceiro maior reservatório do Rio Grande do Norte.

O governo do estado planeja transferir os moradores da antiga para a Nova Barra de Santana no primeiro semestre deste ano. Pequenos proprietários de terra e trabalhadores rurais serão reassentados em agrovilas, onde terão casa e uma gleba de terra para o sustento da família.

G1 RN

Deixe um comentário