Brasil vai fechar fronteiras para seis países africanos,

O anúncio feito por Ciro Nogueira, contrariado declarações de Bolsonaro, que afirmou ser "loucura" controlar entrada em aeroportos.

O ministro Ciro Nogueira, da Casa Civil, anunciou, na noite de ontem, que o Brasil fechará as fronteiras aéreas para viajantes vindos de 6 países africanos por conta da descoberta da nova variante do coronavírus, a Ômicron.

“O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira. A restrição atingirá os passageiros oriundos de: África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue”, informou Ciro Nogueira.

O ministro não informou se a decisão tomada foi combinada com o presidente Bolsonaro. O anúncio contraria as declarações do presidente que, pela manhã, afirmou a apoiadores que seria “loucura” fazer controle de entrada em aeroportos, repetindo “Está vindo uma outra onda de Covid […] não vai vedar, rapaz. Que loucura é essa? Fechou o aeroporto, o vírus não entra? Já está aqui dentro […] tem que aprender a conviver com o vírus”, havia dito o chefe do Executivo.

Apesar do fechamento de fronteira aérea para viajantes vindos dos países africanos, os ministros não definiram se acatarão outra recomendação da Anvisa, que é a de exigir comprovante de vacina de todos os viajantes que vêm do exterior, pois existe o medo de que, durante os próximos meses, em que há maior fluxo de viagens por conta das festas de fim de ano e férias, o Brasil se torne um “paraíso dos negacionistas” e, assim, sofra com nova alta de infecções e mortes por Covid-19.

Deixe um comentário