Banco do Nordeste e Sebrae assinam acordo para incentivar uso de energias renováveis

NATAL – O Banco do Nordeste e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio Grande do Norte assinam nesta sexta-feira (18), às 12h, um acordo de cooperação técnica com o objetivo de ampliar o acesso ao crédito, realizar capacitação técnica e consultoria gerencial para micro e pequenas empresas interessadas em investir em fontes de energias renováveis e eficiência energética.
Com o acordo, as instituições passam a realizar ações conjuntas visando o intercâmbio de informações, o fortalecimento da capacidade empresarial e da competitividade dessas empresas. O apoio creditício estará condicionado à disponibilidade de recursos e à observância das normas internas do Banco, além da exigência de viabilidade técnica e econômica do empreendimento a ser financiado.

Entre as linhas de crédito para capital de giro e investimento que devem ser disponibilizadas pelo Banco do Nordeste estão o FNE Verde e Pronaf ECO. Outras linhas de financiamento podem ser implementadas durante a vigência do acordo, de 24 meses, podendo ser prorrogado para até 60 meses. A assinatura ocorrerá durante reunião do Conselho Deliberativo do Sebrae potiguar.

De acordo com o superintendente estadual do Banco do Nordeste, José Mendes Batista, existem muitas vantagens para o empresariado adotar fontes de energias renováveis, começando pelo controle de gastos, não ficando a empresa susceptível às variações de mercado. “Esse é um tipo de investimento que tem retorno de capital entre sete e oito anos, mas a capacidade instalada tem vida útil média entre 25 e 30 anos”, enfatizou Mendes.

O gestor também acrescentou que a demanda por esse tipo de crédito tem crescido nos últimos meses e essa é uma tendência para os próximos anos, reforçada com o acordo de cooperação. O Banco financiou cerca de R$ 3 milhões para investimentos em autossuficiência energética em 2015, tanto em equipamentos solares, quanto eólicos. Diversos novos pleitos estão em fase de análise.