Avião com 190 pessoas cai na Índia, se parte ao meio e deixa ao menos 16 mortos

KERALA, INDIA - AUGUST 07: Teams conduct search and rescue operation at the site after an Air India Express passenger plane with 191 passengers onboard skidded off the runway in the southern Indian state of Kerala on August 07, 2020. (Photo by Stringer/Anadolu Agency via Getty Images)

Ver as imagens

Avião da Air India escorregou na pista e se partiu no meio (Foto: Stringer/Anadolu Agency via Getty Images)

Um avião da companhia aérea Air India Express que transportava 190 pessoas caiu nesta sexta-feira (7), quando aterrissava na cidade de Calicute, no estado de Kerala, na Índia. As informações são de 16 mortos, segundo a direção-geral de Aviação Civil da Índia. Outras 123 pessoas estariam feridas, das quais algumas em estado grave.

A aeronave transportava 184 passageiros no voo, dos quais 10 eram crianças, e mais 6 tripulantes. O voo IX-1344 tinha saído de Dubai, nos Emirados Árabes, e era operado pelo governo, que repatriava indianos após as restrições internacionais de viagens devido à disseminação do novo coronavírus, afirmou o Ministério da Aviação Civil em um comunicado.

Em um comunicado, a Air India Express confirmou a morte dos dois pilotos do Boeing 737, os capitães Deepak Sathe e Akhilesh Kumar. Ainda não há mais detalhes sobre os passageiros.

“Infelizmente, 16 pessoas perderam a vida. Ofereço minhas mais sinceras condolências aos parentes mais próximos e rezo por uma rápida recuperação dos feridos.” – Hardeep Singh Puri, ministro da Aviação Civil

O avião já havia tentado pousar antes, arremeteu e fez uma nova manobra de aterrissagem. Na segunda tentativa, saiu da pista de pouso e se quebrou em duas partes ao atingir um vale, segundo autoridades aeronáuticas.

O acidente ocorreu por volta das 19h40 (horário local). Os feridos foram encaminhados para um hospital próximo ao aeroporto. Todos os voos que estavam com aterrissagem prevista.

para Calicute foram redirecionados para o aeroporto de de Kannur, a 100 km do local.

First responders inspect the wreckage of an Air India Express jet, which was carrying more than 190 passengers and crew from Dubai, after it crashed by overshooting the runway at Calicut International Airport in Karipur, Kerala, on August 7, 2020. - At least 14 people died and 15 others were critically injured when a passenger jet skidded off the runway after landing in heavy rain in India, police said on August 7. (Photo by Favas JALLA / AFP) (Photo by FAVAS JALLA/AFP via Getty Images)

Ver as imagens

O avião já havia tentado pousar antes, arremeteu e fez uma nova manobra de aterrissagem. Na segunda tentativa, passou da pista e bateu em um vale. (Foto: FAVAS JALLA/AFP via Getty Images)

No momento do pouso no Aeroporto de Koode, chovia muito na região. De acordo com a imprensa local, os voos costumam ser transferidos para outros aeroportos quando as condições climáticas não são favoráveis à aterrissagem. No entanto, não foi o que aconteceu neste caso.

Amitabh Kant, chefe da Comissão de Planejamento do governo indiano explicou que o aeroporto está localizado em uma região de difícil aterrissagem, no topo de uma colina com grandes depressões em ambos os lados.

“O acidente aconteceu por causa de fortes chuvas e pouca visibilidade”, disse ele à emissora NDTV. “Isso é realmente devastador.”

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, escreveu em uma rede social que lamentava o acidente em Calicute e que já havia entrado em contato com as autoridades regionais. A operadora Air India Express, é um braço low-cost (de baixo custo) da Air India, maior companhia aérea do país.

Em maio de 2010, 158 pessoas morreram quando um avião da mesma empresa ultrapassou a pista no aeroporto da cidade de Mangalore, na Índia, e caiu.

Fonte Yahoo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *