Árbitros potiguares participam de curso de homologação da CBF para árbitros VAR

A noite desta segunda-feira (22) foi marcada pela abertura do curso de homologação VAR para árbitros que se destacaram nas Séries C e D em 2023 na sede da CBF. O objetivo da Comissão de Arbitragem da entidade é capacitá-los para atuar em 2024 nas partidas que tenham VAR, como Campeonatos Estaduais, Copa do Brasil, as Séries A, B e também C e D nos jogos decisivos que definem o acesso.

Do quadro de arbitragem do Rio Grande do Norte, foram convidados a participar do curso os árbitros Tarcísio Flores e Moisés Estêvão. Moisés já participa da primeira turma do curso que se iniciou na segunda-feira e que se encerrará na sexta-feira (26).

A primeira turma conta com 32 profissionais (27 homens e 5 mulheres), de 21 estados diferentes, e terá atividades em três períodos. O planejamento envolve trabalhos com partidas de atletas Sub-17 e Sub-20, simulações de revisões de lances e aulas teóricas. A próxima turma começa na próxima segunda (29).

“É um importante momento de homologar novos árbitros, em decorrência do desenvolvimento dessa ferramenta. Mais jogos têm ocorrido nas competições nacionais. Os árbitros precisam estar se atualizando para estarem liberados a fazer jogos com o VAR. Graças ao apoio do Presidente Ednaldo Rodrigues, nós conseguimos agendar essa homologação. Vai ser de muita utilidade para nós e para as federações”, exaltou o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme.

A Comissão também irá iniciar o curso de homologação de quatro profissionais para Quality Manager (Gerente de Qualidade), que atuam dentro das cabines do VAR gerindo as questões tecnológicas de operação: Fernando Castro-PA, Marcelino Castro-PE, Reginaldo Noronha-AM e Weden Cardoso-AM.

Dois locais irão receber os trabalhos: o Clube da Aeronáutica (CAER) e no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), ambos na Barra da Tijuca (RJ).

 

Deixe um comentário