Após denúncia, UERN suspende concurso para professores
O concurso público da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) para professor do ensino superior foi suspenso. A decisão foi publicada em uma portaria e paralisa o processo seletivo na etapa de provas e títulos. As informações são do Portal g1 RN.
Confira nota:
A Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Fuern) publica portaria suspendendo o Concurso Público de Provas e Títulos para provimento de vagas de professor do Ensino Superior, regido pelo Edital nº 01, de 05 de janeiro de 2024.
A medida atende à recomendação da Comissão Central do Concurso e foi tomada a partir de denúncias apontando que o sistema do Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistencial (Idecan), empresa responsável pelo certame, revelou a identidade dos candidatos perante as bancas examinadoras, violando os princípios da legalidade e da impessoalidade.
Diante da necessidade de garantir o contraditório e a ampla defesa, antes de adotar novos procedimentos com vistas à conclusão do concurso, será instalado um procedimento de apuração das denúncias.
A Fuern reafirma seu compromisso com a lisura do processo, primando pela legalidade e transparência. Os passos seguintes serão determinados após a apuração dos fatos e, consequentemente, serão adotadas as medidas cabíveis.
Professora Doutora Cicília Raquel Maia Leite
Presidente da Fuern
Em nota, o Idecan disse que tomou conhecimento da suspensão do concurso através do comunicado da UERN.
O Instituto informou que a banca instalou um procedimento interno “para entender o que causou a instabilidade do sistema e ressalta que todas as provas corrigidas pelos professores seguem um padrão de segurança”.
Segundo o Idecan, os professores envolvidos no processo seletivo assinaram um termo de confidencialidade que garante o sigilo antes durante e após o certame.
“A banca reforça o compromisso em manter as informações sigilosas entre os profissionais e que o inconveniente não interfere em nada na lisura e confiabilidade do certame e confia na reversão da decisão, respeitando a vontade dos 1.269 candidatos que realizaram os exames”, citou na nota o Idecan.
O concurso em questão foi aberto pela UERN em janeiro de 2024 e previa 66 vagas para docentes. O processo seletivo previa ainda 40 vagas para técnicos de nível médio e superior, parte que não foi afetada pela suspensão.
Segundo A UERN, a suspensão ocorre “diante da necessidade de garantir o contraditório e a ampla defesa”. A Universidade informou que antes de adotar novos procedimentos para conclusão do concurso, vai instalar um procedimento de apuração das denúncias.