ANÁLISE: “USA PRINCIPAL FONTE DE RISCOS PARA O MUNDO EM 2024”

 

Ney Lopes

Eurasia Group é uma empresa de consultoria e pesquisa de risco político fundada em 1998 por Ian Bremmer, com escritórios em Nova York, Washington, DC, Londres, Tóquio, São Paulo, São Francisco, Brasília e Singapura.

A empresa fornece análises e conhecimentos sobre como os acontecimentos políticos movem os mercados e moldam os ambientes de investimento em todo o mundo.

Para 2024, as previsões da Eurasia são de que os riscos políticos dominarão o ano, com quase um terço da população global chamada às urnas,  incluindo os EUA, numa eleição com consequências imprevisíveis para a economia mundial.

Isto segue-se a um ano em que, apesar das muitas dificuldades, a economia global reagiu melhor do que o esperado, mantendo um crescimento mais robusto do que se projetava, ao mesmo tempo que a inflação normalizou mais rápido e com menos impactos negativos do que antecipado.

Para 2024 a previsão é que três guerras dominarão os assuntos mundiais “EUA versus eles próprios”, “Oriente Médio ” e “Ucrânia dividida”.

Os EUA são a principal fonte dos riscos globais em 2024.

De acordo com o relatório do Eurasia Group, a confiança pública dos EUA nas instituições fundamentais – como o Congresso, o poder judicial e os meios de comunicação social – está em índices mínimos; a polarização e o partidarismo atingiram níveis históricos.

O relatório afirma que se o atual candidato republicano, Donald Trump, perder para o atual presidente Joe Biden nas próximas eleições, ele alegará mais uma vez fraude em massa e “incitará campanhas de intimidação generalizadas” contra funcionários eleitorais e secretários de estado.

Ao mesmo tempo, Biden completaria 86 anos ao final do segundo mandato.

Segundo analistas, as eleições nos EUA tornaram-se uma escolha entre “pior” e “o pior”.

Os americanos estão indefesos, mas não têm escolhas melhores.

O risco eleitoral está enraizado na divisão política interna nos EUA e o conflito de interesses entre os partidos Democrata e Republicano atingiu um ponto irreconciliável.

O atual sistema eleitoral nos EUA não consegue superar tais contradições e conflitos, levando a um impasse político, o que significa que quem tomar posse não terá a capacidade de apontar um caminho para o país.

Lü Xiang, investigador da Academia Chinesa. de Ciências Sociais, opina que com  a crescente polarização e divisão social na política americana, algumas sondagens mostram que os americanos têm uma atitude mais aberta relativamente ao uso da violência para alcançar objetivos políticos.

Os EUA tornaram-se cada vez mais “os Estados Unidos da violência política”.

Agora,  tornaram-se um país que preocupa o mundo

“Global Times” classifixca a  expressão “Voldemort of years” como  uma referência ao personagem Voldemort da série de livros Harry Potter.

Voldemort é conhecido por ser um personagem extremamente negativo e temido, ao ponto de as pessoas evitarem dizer seu nome.

Essa expressão é usada  para descrever o ano de 2024 como um período politicamente desafiador e tumultuado, tão negativo e temido, quanto o personagem Voldemort.

Deixe um comentário