ANÁLISE: “DIA DO TURISMO: LOCAIS MAIS VISITADOS DO MUNDO”

 

Ney Lopes

Hoje, 27 de setembro, data internacionalmente instituída, em 1980, para homenagear o Turismo.

O dia foi escolhido por coincidir com um marco importante para a história do turismo no mundo: o aniversário de fundação da OMT (Organização Mundial do Turismo), em 27 setembro 1970.

O objetivo principal do Dia Mundial do Turismo é promover a consciência nas sociedades para a importância da atividade turística e de seus valores sociais, cultural, políticos e econômicos

O Turismo, desde que bem trabalhado, pode ser uma excelente fonte de renda para os municípios e estados.

O turismo mundial cresceu muito nas últimas décadas, em especial, devido à maior facilidade de deslocamento entre os países.

Assim como no mundo, o turismo no Brasil vem crescendo nas últimas décadas, porém o país não está entre os principais destinos internacionais, sendo a maioria dos turistas proveniente do próprio território brasileiro e de países vizinhos da América do Sul.

A prática de viagens  é relatada, desde os primórdios da humanidade.

No entanto, para diferentes estudiosos, a Idade Contemporânea, mais precisamente após a Revolução Industrial, é o principal marco histórico do turismo no mundo, uma vez que, a partir desse momento, os deslocamentos voluntários da população, principalmente para fins de lazer, tornaram-se mais frequentes.

As listas de monumentos e lugares mais visitados no mundo são conflitantes.

Existem muitas classificações de governos e instituições turísticas.

A revista “Travel” coloca no topo da lista das cinco principais localidades, a majestosa Torre Eiffel, cartão-postal de Paris, na França.

O monumento foi projetado por Gustave Eiffel em 1889 e destaca-se às margens do rio Sena, que banha a cidade.

Depois estão as pirâmides do Egito, erguidas há 4500 anos.

As estruturas foram construídas para sepultar os faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos, bem como suas famílias, utilizando blocos de pedra que pesam mais de 2 toneladas.

Em terceiro lugar, Coliseu, em Roma, na Itália, exerce papel de protagonismo desde que foi inaugurado, no século I, para sediar jogos e duelos sangrentos entre gladiadores.

A Estátua da Liberdade é o quarto ponto turístico visitado no mundo.

Projetada por Gustave Eiffel (o mesmo responsável pelo projeto da Torre Eiffel), a estátua em estilo neoclássico foi erguida em homenagem aos 100 anos da Independência dos Estados Unidos, em 1886.

A Casa de  Óperas de Sidney, Austrália, vem em seguida como um dos pontos turísticos mais famosos do Hemisfério Sul, embora seja relativamente recente, inaugurada apenas em 1973.

Os quatro países que mais faturam com turismo são: Estados Unidos, China, Espanha e França.

O crescimento do turismo levou a formação em nível superior, de profissionais graduados, que identificam potencialidades regionais e valorizam as paisagens culturais e naturais.

O RN é um estado de grande potencial turístico, pelas suas belezas naturais.

Porém, muito ainda terá que ser feito para realmente atingir o aproveitamento do nosso acervo turístico.

No país, todas as ações dos governos e iniciativa privada se voltam para uma melhor exploração dos destinos nacionais, o que irá atrair ainda mais visitantes do mundo e incentivar os próprios brasileiros a colocarem o turismo como um investimento fixo no orçamento doméstico.

 

Deixe um comentário