Alckmin defende redução de impostos para estimular compra de máquinas pela indústria: ‘Melhorar a produtividade’

O vice-presidente Geraldo Alckmin defendeu nesta quarta-feira (28) o programa do governo que prevê a redução de impostos com o objetivo de estimular a compra, pela indústria nacional, de máquinas. Para ele, a iniciativa pode “melhorar a produtividade” e fazer a economia do país crescer.

 

Alckmin – que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – fez as afirmações em entrevista à jornalista Míriam Leitão. O programa com a participação do vice-presidente vai ao ar nesta quarta-feira, a partir das 23h, na GloboNews.

 

Recentemente, o ministério chefiado por Alckmin enviou ao Congresso um projeto que prevê o abatimento de impostos para indústrias que investirem na compra de novas máquinas. As reduções serão no Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e na Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).

 

A medida que trata da chamada “depreciação acelerada” tenta estimular setores econômicos a investirem em novos equipamentos, aparelhos e instrumentos. Com a modernização das fábricas brasileiras, o governo espera um aumento da produtividade.

 

“Você [empresário] vai investir em bens de capital, e você vai ganhar produtividade. Temos dois problemas na economia: baixo investimento, baixa produtividade. Você vai ao encontro dos dois. Melhorar investimento, melhorar produtividade. O que é a depreciação superacelerada? Substitua suas máquinas e equipamentos, eu diminuo imposto de renda da pessoa jurídica e diminuo a CSSL”, afirmou Alckmin.

Deixe um comentário