Agentes de trânsito denunciam casos de assédio moral, machismo e misoginia

"É misoginia mesmo. Machismo mesmo." Denuncia servidora.

O site Blog do Barreto divulgou hoje denúncias de assédio moral, machismo e misoginia aos agentes de trânsito de Mossoró por parte de representantes da pasta da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito do município.

Segundo o Blog, agentes denunciaram que o Diretor de Unidade de Trânsito, Jeová Fernandes, popularmente conhecido como “Sub” tem, por reiteradas vezes, agido com truculência e de forma sexista, principalmente com as mulheres que atuam naquela unidade.

“Certa vez em uma ocorrência tivemos de ir à sala do diretor para relatar um problema sobre um acidente.  Quando entramos, eu, outra agente e um agente homem, comecei a explicar o que havia ocorrido e ele prontamente me mandou calar a boca, afirmando que eu estava muito estressada. Minha colega de farda também tentou falar e ele não permitiu, mandou ela calar a boca também. Apontado para o agente homem, ele disse que queria ouvir a versão dos fatos dele e somente dele”, revelou uma servidora ao Blog.

“São muitos os episódios de gritos e humilhações aos servidores e principalmente às servidoras. O diretor em questão tem repúdio às mulheres. É misoginia mesmo. Machismo mesmo. O clima de trabalho está cada vez pior para todas as pessoas. Hoje parece que ele escolheu uma pessoa para oprimir com maior violência, amanhã pode ser qualquer outro”, acrescentou outra agente. As denúncias foram feitas na condição de anonimato, justamente, segundo os servidores, para evitar possíveis retaliações.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) emitiu nota informando que havia tomado conhecimento de casos de assédio não só na guarda, mas também em outros setores e que acionará o seu departamento jurídico para acompanhar os casos e tomar as medidas cabíveis.

Veja abaixo nota do Sindiserpum:   

Sindiserpum contra todo tipo de opressão!

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum) vem a público se posicionar a respeito das denúncias veiculadas nos meios de comunicação de Mossoró a respeito de assédio moral, misoginia e machismo na Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, especificamente na Gerência de Trânsito.

O Sindiserpum informa que teve reunião específica com os agentes de trânsito e a gestão atual e que várias situações foram colocadas na mesa de discussão, contando, inclusive, com a presença do dito superior citado nas matérias. Possíveis casos de assédio moral também foram apresentados à mesa e negados pelos representantes da Prefeitura, naquele momento, estes, que agora vêm à tona ainda não haviam sido revelados.

Ressaltamos que somos veementemente contra qualquer tipo de abuso aos direitos dos servidores públicos, mas, mais ainda a casos que envolvam o machismo, o preconceito e a misoginia e já estamos acionando o nosso departamento jurídico para que ouça as possíveis vítimas dos crimes praticados, apure cada caso e tome as medidas cabíveis. Assédio moral é um dos crimes mais repugnantes que pode existir no seio do serviço público, acrescido dos demais, é inominável e inaceitável.

Alertamos que este não é um fato isolado desta ainda precoce gestão. O Sindiserpum tem sido constantemente procurado por servidores públicos de vários outros setores com denúncias desta prática criminosa. Já divulgamos isto em outras ocasiões. Não pode ser uma histeria coletiva, vamos apurar todos os casos e não nos calaremos.

 

Tentamos contato com a gerência de trânsito, mas não foi possível até o final desta matéria, em caso de qualquer posicionamento, daremos igual espaço ao amplo direito de defesa.

Deixe um comentário