Agência norte-americana sinaliza interesse em parceria com o Governo do RN

ASCOM/SEAD

Em reunião na Secretaria de Estado da Administração (Sead), realizada nesta segunda-feira (08), a Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos (USTDA, na sigla em inglês), do Governo Norte-americano, sinalizou interesse em firmar parceria com o Governo do Rio Grande do Norte. O encontro teve a participação do titular da pasta, secretário Pedro Lopes, e do representante da USTDA no Brasil, Rodrigo Mota.

“É intenção do Governo do Estado se modernizar constantemente, de modo que uma parceria como essa pode vir a somar e muito, sobretudo na questão da conectividade, garantindo uma ampliação de acesso a diversos serviços públicos essenciais”, declarou o secretário da Administração.

Na reunião, Rodrigo Mota apresentou as modalidades de parceria público-privada e investimentos em estudos técnicos e projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que podem ser contemplados para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte no âmbito da USTDA. Participaram também do encontro Everton Mira, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic); e Rivaldo Penha, assessor técnico da Sead.

“Temos muitos projetos na área de TIC que podem se beneficiar dessa parceria. Vamos estudar quais deles podem levar o RN a ficar cada vez mais conectado, a fim de ocasionarmos uma verdadeira transformação digital e modernização de serviços”, afirmou Mira.

A parceria não prevê custos financeiros ao Estado, apenas assessoramento técnico à equipe da consultoria. Isso porque a USTDA fornece financiamento, através de verbas a fundo perdido, para estudos de viabilidade em projetos de infraestrutura nos setores de transporte, energia, telecomunicações, meio ambiente, entre outros, em várias regiões do mundo, entre elas países da América Latina e Caribe.

O representante da USTDA esclareceu que a Agência está à disposição para ouvir novas propostas do governo norte-rio-grandense.

Deixe um comentário