A quatro meses do final do ano, escola estadual ainda não tem professor de Matemática

Servidores, funcionários, pais e alunos da Escola Estadual Tertuliano Ayres Dias, em Mossoró, realizaram abaixo-assinado para reivindicar a contratação de um professor de Matemática, disciplina ainda não vista pelos estudantes em 2016, mesmo estando a quatro meses do final do ano letivo. A preocupação é que os alunos sejam prejudicados e impedidos de progredir ou mudar de escola pela falta da disciplina no currículo.

“Temos alunos no 9º ano que estão prestes a fazer a prova para o IFRN, mas, quase um ano inteiro sem estudar matemática, como eles vão passar? E, se passarem, eles vão poder fazer o Ensino Médio no Instituto Federal sem Matemática no currículo? Essa situação é ridícula e obscena”, conta um dos organizadores do movimento que reivindica professores.

Contatada, a 12ª Diretoria Regional de Educação Cultura e Esportes (Dired) de Mossoró informou que as tentativas de contratar professores têm sido frustradas pelo fato de muitos profissionais aprovados em concursos e convocados pelo Governo do Estado desistirem de assumir o cargo.

“A rede estadual de ensino tinha um déficit grande de professores em diferentes áreas. Após mapeamento das necessidade, foi feito um concurso, mas quase metade dos convocados não quis assumir os cargos, então tivemos que reabrir o trâmite burocrático para convocar outros professores, que serão encaminhados às escolas com maior necessidade, como a Tertuliano Ayres Dias”, informa a Dired.

A diretoria informa ainda que, assim que conseguirem os professores necessário, as escolas terão de preparar programa de reposição de conteúdos para os alunos.

O abaixo-assinado feito por alunos, servidores e familiares de estudantes foi entregue na Promotoria de Educação do Ministério Público (MP/RN), que enviou ofício solicitando providência por parte da 12ª Dired.

“A 12ª Dired informou à Promotoria que convocou 20 professores, mas somente 15 se apresentaram e estão passando pelo processo burocrático para assumirem os cargos. A Promotoria irá continuar acompanhando o caso e voltaremos a questionar a Dired sobre esta questão de professores para as escolas daqui a duas semanas”, declara a Promotoria em nota.

TCE suspendeu nomeações de professores

Na semana passada, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) suspendeu novas nomeações e posses de candidatos aprovados no concurso para professor estadual, pois, por conta dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal, o Estado está impedido de realizar nomeações que impliquem no provimento de novos cargos.

O relator, conselheiro Paulo Roberto Chaves Alves, estabeleceu prazo de 15 dias para que a Secretaria de Estado de Administração comprovasse que, ao nomear novos servidores, estaria apenas repondo vagas existentes por aposentadoria ou falecimento de servidores.