A PERSISTÊNCIA NA FÉ – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

A PERSISTÊNCIA NA FÉ – (Artigo da Semana) – [email protected]

A PERSISTÊNCIA NA FÉ

Nesta vida, acreditando ou não na existência do Eterno, as tribulações, as provas e as dificuldades vêm. E ninguém está imune, pois a evolução como pessoa humana e do espírito preparado para a eternidade passa por momentos de doenças, ferimentos na alma, decepções, angústias, dificuldades, desgaste financeiro, tormentas e medos. Certamente, a permissão do eterno para vir as provações e as tribulações em nossas vidas, cujo objetivo é cooperar para a nossa evolução.

Como nossa compreensão é pouca e rasa da eternidade, muitas vezes passamos a murmurar quando são chegadas as tribulações e as provações. Entretanto, encontramos no livro de São Pedro a explicação do objetivo para as tribulações e as provações. Diz São Pedro: “Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, ara que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo”. (1 Pedro 1:6-7)

Eis alguns sinais de que é a chegada das tribulações e das provações. E quanto a este dia, só nos resta perseverar para alcançarmos a coroa da vitória. Visto que as tribulações e as provações trazem: tristeza na fé; sentimento de abandono na oração; circunstâncias desconfortáveis; perseguições; intolerância; opressão pelas circunstâncias e Perda do desejo de buscar a Deus; e é neste momento que precisamos tomar uma decisão entre parar na caminhada ou seguir vem frente pela fé.

As provações e as tribulações vêm com o propósito de transformar a compreensão e a visão daquele que está sendo provado. Por outro lado, também visa tornar a pessoa melhor, e mais evoluída. Por outro lado, traz consigo a promessa de recompensa, com a coroa da vida eterna. Diz o apóstolo Tiago: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam” (Tiago 1:2-4,12). Certamente, as provações e tribulações é um caminho determinado pelo eterno para o encontro de si mesmo, neste vasto universo humano.

Um dos bons frutos produzidos pelas provações e pelas tribulações, e a esperança. A qual é sempre renovada pelo Senhor. Diz o profeta Isaías: “os que esperam no Senhor, renovam as suas forças, sobem como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam”. (Isaías 40:31)

Quem sabe! Este dia tenha sido de duras provas, de sentimento de abandono, de feridas expostas na alma. Porém, o eterno está a lhe dizer: “não tenha medo, estou aqui.” Saiba que o eterno nunca lhe esqueceu, e você não está sozinho(a) nesta jornada, e no alívio pela graça, o eterno lhe dará vitória libertando-o e coroando-o com a vitória completa. Doutrina o apóstolo Tiago: “Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação, porque depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam”. (Tiago 1:12). Sigamos firmes nesta promessa, vendo-a pelos olhos da fé.

Portanto, todas as provações e tribulações desta vida, somos mais que vencedores na esperança da fé e da vitória de Cristo: “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo.” Apesar de estarmos em uma batalha espiritual, Satanás não tem autoridade nenhuma sobre o crente em Cristo. Deus nos deu a Sua Palavra para nos guiar, o Seu Espírito Santo para nos capacitar e o privilégio de podermos nos aproximar dEle em qualquer lugar, a qualquer momento, para orar sobre qualquer coisa. Ele também nos assegurou que nenhuma tribulação nos testará além da nossa capacidade de suportá-la, e que “juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1 Coríntios 10:13).

Muita Paz, Luz e Justiça a todos!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

Deixe um comentário