A PÁSCOA DE CRISTO – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

A PÁSCOA DE CRISTO – (Artigo da Semana) – [email protected]

A PÁSCOA DE CRISTO

Foi no século IV d.C. que surgiu a comemoração no mundo da Páscoa. No entanto, a Páscoa foi estabelecida pelos judeus logo após o aviso do Eterno que o anjo da morte estaria levando todos os primogênitos.

O termo Páscoa deriva de Pesach, idioma hebraico, e do latim Pascha. Já no grego é Paskha. Essa festividade foi estabelecida por Moisés, por ordem do Eterno. A festividade da Páscoa aconteceu logo após a passagem do anjo da morte na décima praga em que os hebreus estavam escravos no Egito.

Diz o relato Bíblico: “Chamou, pois, Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa. Então tomai um molho de hissopo, e molhai-o no sangue que estiver na bacia, e passai-o na verga da porta, e em ambas as ombreiras, do sangue que estiver na bacia; porém nenhum de vós saia da porta da sua casa até a manhã. Porque o Senhor passará para ferir aos egípcios, porém quando vir o sangue na verga da porta, e em ambas as ombreiras, o Senhor passará aquela porta, e não deixará o destruidor entrar em vossas casas, para vos ferir. Portanto guardai isto por estatuto para vós, e para vossos filhos para sempre. E acontecerá que, quando entrardes na terra que o Senhor vos dará, como tem dito, guardareis este culto. E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este? Então direis: Este é o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se e adorou”. (Êxodo 12:21-27)

Já no mundo cristão, a Páscoa está direcionada à crucificação de Cristo, sua morte e sua ressurreição. Assim, consoante a tradição, essa data deve ser comemorada no primeiro domingo, logo após a primeira lua cheia, sendo o início da primavera (no Hemisfério Norte).

Como ensina a tradição, para os hebreus a salvação da morte eminente foi através do sangue de um cordeiro colocado nos umbrais das portas. Já a tradição cristã ensina que a morte do verdadeiro cordeiro de Deus, Cristo Jesus, foi permitido pelo próprio eterno no levar o peso do pecado na cruz. O que produziu salvação para todos os que nele crerem. Por isso, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, o cordeiro do sacrifício.

Esse sacrifício, o Cristo condenado à morte de cruz, é o único meio de proteção contra o castigo eterno e a única possibilidade da libertação da escravidão do pecado. E esse sacrifício traz vida nova e cheia de esperança para a eternidade.

Portanto, ao comemorarmos a Páscoa, celebramos a libertação do pecado, o perdão do castigo e a vitória sobre a morte, através do sangue do cordeiro de Deus, Cristo Jesus. E assim, a Páscoa é a comemoração da salvação conquistada por Cristo Jesus. Boa Páscoa com Cristo.

Muita Paz, Luz e Justiça a todos!

Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo

Deixe um comentário