Foto TSE

FIERN anuncia nova pesquisa eleitoral

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, FIERN, anuncia para amanhã (06) a divulgação de nova pesquisa de opinião pública, onde serão conhecidos a preferência e a rejeição de eleitores do Rio Grande do Norte, nas eleições de 2018.

A partir das 7 horas da manhã deste domingo (06) o Rio Grande do Norte ficará sabendo quem são os preferidos dos eleitores para a presidência da República, governo do estado e senado. Nesse horário a divulgação será exclusivamente pelo Twitter (twitter.com/sistemafiern) e, às 14 horas, será divulgada, na íntegra, no portal da FIERN (www.fiern.org.br).

Para efeito de divulgação, a pesquisa “Retratos da Sociedade Potiguar” foi registrada na justiça eleitoral sob os números RN-01096/2018 e BR-08786/2018, tendo sido aplicada pelo Instituto Certus, que realizou trabalhos semelhantes em anos anteriores.

Vários cenários eleitorais são levantados junto aos eleitores, inclusive, medindo a rejeição dos pré-candidatos à presidência da república, ao governo do estado e ao Senado, bem como apurou os índices de rejeição do presidente Michel Temer e do governador Robinson Faria.

Em outubro de 2017, em pesquisa (estimulada) realizada pelo mesmo Instituto Certus, a senadora Fátima Bezerra apresentava-se em primeiro lugar, com 25,82% das intenções de votos, seguida pelo então prefeito de Natal, Carlos Eduardo, com 14,73% e o governador Robinson Faria tendo obtido 7,18% das intenções de voto para o governo do estado.

Nessa mesma pesquisa, na avaliação dos candidatos ao Senado, Garibaldi Alves obteve 14,41%, seguido por José Agripino com 12,41% e, na terceira colocação, a deputada federal Zenaide Maia, com 9,05%.

A expectativa para amanhã é saber se, diante dos últimos acontecimentos na política nacional ou estadual, esses números serão alterados. Outra expectativa diz respeito ao ex-governador Geraldo Melo, que teve seu nome analisado nesse levantamento.