Aluguel tem alta média de 12%

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado no reajuste dos contratos de aluguel, acumulou em 12 meses uma taxa de inflação de 12,01%. Os dados foram divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e mostram ainda que a primeira prévia de fevereiro já registra inflação de 1,23% em relação a janeiro.

No relatório, os pesquisadores apontam que o aumento nos preços em fevereiro foi maior que o registrado na prévia de janeiro. O motivo foi a elevação nos custos com o atacado, pois o Índice de Preços ao Produtor Amplo, que mede o atacado, subiu de 0,35% na primeira prévia de janeiro para 1,44% na primeira prévia de fevereiro.

O Índice de Preços ao Consumidor, que avalia o varejo, também cresceu, passando de 0,73% para 1,07% entre os dois primeiros meses deste ano.

Outro fator que contribuiu para aumentar os preços dos aluguéis foi o encarecimento da construção, impulsionado pelo aumento nos preços de materiais de construção e do salário dos trabalhadores. O estudo da FGV mostrou que o Índice Nacional do Custo da Construção passou de 0,05% para 0,31% no período.