Surto de vômito e diarreia atinge cidades do Alto Oeste

Surto de diarreia e vômito tem causado preocupação nas autoridades de saúde dos municípios da região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, com a chegada do período chuvoso. Somente no Hospital Regional Doutor Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros, a procura por atendimento médico de pacientes com sintomas da doença triplicou nos últimos 10 dias. Pelo menos foi o que informou a diretora da unidade médica, Márcia Holanda.

De acordo com a diretora, cerca de 100 pessoas apresentando vômito e diarreia estão sendo atendidas por dia no Hospital Regional, provenientes de várias cidades da região. “Nós atendemos pacientes de 37 cidades do Alto Oeste e nos últimos dias a presença de pacientes com vômito e diarreia, tem causado preocupação, uma vez que não sabemos ainda o que tem causado esse surto”, explicou.

Márcia Holanda relatou ainda, que já solicitou a coleta de material dos pacientes, que serão enviadas a laboratórios, para que as causas da doença sejam identificadas. “Já solicitamos análises do material colhido com os pacientes, para podermos identificar e combater o que está causando o surto na população”, disse.

A maioria dos pacientes que chegam doentes de vômito e diarreia no Hospital Regional de Pau dos Ferros é criança, o que requer uma maior atenção por parte da equipe médica. “As crianças são as mais afetadas, por isso temos pressa em identificar o que está causando a doença”, concluiu.