Primeiros passos da estrada de ferro Mossoró – Wilson Bezerra de Moura

Chamamos de primeiros passos quando do início do trecho ferroviário iniciado em Mossoró, no ano de 1915, partindo do município de Grossos, um marco que originou-se de campanhas anteriores, desde o tempo imperial, quando os mossoroenses subscreveram um manifesto ao imperador Dom Pedro nesse sentido, fazendo uma série de exposições  apontando as justas razões do pleito. Enfim, tempos depois a linha férrea esbarrou na Estação de Mossoró, na área urbana naquele tempo, cujo trecho tinha por finalidade atender premente necessidade das populações de Mossoró e do vizinho município de Grossos.

Antes, o embarque de mercadoria para o comércio local era feito por barcaça e trazido para Mossoró através de comboios de animais. A linha férrea foi um projeto traçado por mossoroenses com a colaboração do estrangeiro João Ulrick Graff, que não só tratou do plano junto aos idealizadores como participou com estes no pleito de concessão da linha férrea como no pedido de recursos ao Governo Federal, mostrando detalhes de ordem financeira para o município de Mossoró.

Já pelo ano de 1926, seguiu destino ao vizinho povoado de São Sebastião, hoje Governador Dix-sept Rosado, um comboio puxado pela máquina numero 2, denominada  Alberto Maranhão, que teve como maquinista o cidadão Antônio Ferreira Coelho. Nessa composição ferroviária, num dos carros viajavam os doutores Teógenes Rocha, empresário chefe, e Paula Câmara, seu auxiliar, além do diretor geral da Companhia Estrada de Ferro, farmacêutico Jerônimo Rosado, Coronel Vicente Sabóia, o coletor federal professor Marinho dos Santos, coronel Luiz Colombo, Intendente, Cunha da Mota, presidente da Associação Comercial, entre outros o professor Lauro da Escóssia, como representante de O Mossoroense.

Essa viagem pioneira ao povoado de São Sebastião assinalava a inauguração do trecho e por esta razão influentes pessoas da cidade, o diretor de O Nordeste, jornal da cidade, os senhores Irineu dos Santos, José Galvão, Lourival Brasil e uma turma de alunos da Liga Operária, capitaneados pelo professor Reginaldo Rocha. Foi um acontecimento marcante para Mossoró, não só para a comitiva. A população manifestou contentamento pelo objetivo atingido, mais ainda por saber que a  via férrea dentro de pouco tempo mais iria atingir outras localidades, até chegar na cidade de Souza, na Paraíba, que a tornaria entroncamento entre outros estados, conforme notícia veicula na edição de O Mossoroense de março de 1982.