Artesãos potiguares faturaram R$ 1,5 milhão em 2016

Os artesãos potiguares, cadastrados no Programa Estadual de Artesanato (Proart), faturaram, em 2016, cerca de R$ 1,5 milhões na venda de seus produtos em feiras locais e nacionais.

Como política de valorização do artesanato, o Proart incentiva a participação de artesãos de todo o estado em feiras locais e nacionais, garantindo um espaço para comercializar seus produtos. Só esse ano os artesãos participaram de feiras em São Paulo, Belo Horizonte e Recife. Também foi viabilizado a participação de cooperativas e associações em feiras como a Brasil Mostra Brasil e a Feira Internacional de Artesanato (Fiart).

Com relação ao cadastro, que confere uma série de benefícios, o Proart possui 7.462 mil artesãos cadastrados, e só esse ano foram feitas quase 1.500 carteiras. Esses profissionais agora podem ser reconhecidos oficialmente, por meio da Carteira Nacional do Artesão. Além disso, eles estão aptos a participar, gratuitamente, das feiras estaduais e ter isenção de ICMS na venda dos produtos.

“Valorizar o artesão e garantir sua participação no mercado é um dos principais compromissos da Sethas. E vamos continuar esse trabalho em 2017 para incentivar ainda mais essa cadeia produtiva que gera emprego e renda para milhares de potiguares”, afirmou a secretária da Sethas-RN, Julianne Faria.