NOTAS DA REDAÇÃO
ROMPIMENTO
O Deputado Estadual Ivanilson Oliveira deixou o União Brasil, descontente com a decisão do prefeito Allyson Bezerra em anunciar a candidatura de sua esposa, Cintia Pinheiro, como candidata a deputado estadual. Vai para o MDB, partido do vice-governador Walter Alves.
COMPROMISSO
O deputado Ivanilson considera que, mais uma vez, o prefeito Allyson quebra sua palavra de que não colocaria gente de sua família por “defender bandeira” contra oligarquias. O prefeito quer tudo sem dar reciprocidade aos aliados: “faça o que digo, mas não faça o que faço”.
TIBAU
O Ministério Público do Rio Grande do Norte concedeu prazo de 60 dias para que a prefeitura de Tibau crie o Programa de Integridade, conforme resolução do Conselho Nacional do Ministério Público, para melhorar práticas de anticorrupção.
GOVERNADOR
O vice-governador Walter Alves assumiu interinamente a chefia do Executivo estadual, por conta de viagem da governadora Fátima ao exterior. Antes de embarcar, Fátima declarou que ficará no cargo até o início de abril de 2026, data limite para sair candidata ao Senado.
NATAL
Na pesquisa DataVero, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo lidera na disputa pelo governo do Estado, com 19,31%. Em segundo lugar vem o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, com 15,76%. Álvaro Dias, também ex-prefeito de Natal, tem 13,89% e Álvaro Dias 13,89%.
AGENDA
Após divulgação da pesquisa DataVero, o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo sinalizou a retomada de uma agenda política. Carlos teve bom desempenho entre eleitores, com relação as intenções de voto para o governo do Rio Grande do Norte em 2026.
DIREITA
No momento, a pesquisa mostra que o candidato do PT Cadu Xavier, conta com apenas 2,96. O quadro deve mudar no início da campanha, mas, mesmo assim, o eleitor de Natal mostra sua larga preferência por candidatos da direita ou do centro-direita.
STF
Com a leitura do voto da ministra Carmem Lúcia, a Primeira Turma do STF retoma nesta quinta-feira 11, o julgamento dos réus acusados de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro.
FUX
Surpreendendo até mesmo aos defensores do ex-presidente Bolsonaro, o ministro do STF, Luiis FUX, votou, nesta quarta-feira (10/9), para que o processo seja anulado e absolveu Bolsonaro por todos os cinco crimes denunciados pela Procuradoria-Geral da República.
FASCISMO
O seriado “Mussolini, o filho do século” chega em momento oportuno, quando estão surgindo novas lideranças de extrema direita, por toda parte. Com embasamento histórico, é construída uma trama fiel à realidade, com recursos criativos que permitem que o leitor mergulhe na mente do líder fascista.