NOTAS DA REDAÇÃO
CORRUPÇÃO
Os desembargadores João Batista Rebouças e Cornélio Alves, relatores dos dois Procedimentos Investigatórios Criminais sobre cobrança de propina abertos contra o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, encaminharam os processos para o Tribunal Regional Federal.
INVESTIGAÇÕES
Allyson Bezerra é alvo de duas investigações no Ministério Público. A primeira apura indícios de cobrança de propina em contratos de licitação de obras municipais. Segundo a denúncia, havia exigência de 26% de propina sobre o valor dos contratos.
XAND
O Ministério Público cobra da Prefeitura de Mossoró e da Secretaria Municipal de Cultura informações sobre o contrato e pagamento do cachê do artista que, no pingo da Mei Dia, fez “comício” e sugeriu votos para o candidato a governador, Allyson Bezerra.
PREOCUPAÇÃO
Quarenta prefeitos brasileiros encontram-se em Israel, a convite do Governo local, para acompanhamento de programas de inovação urbana, segurança cidadã e cidades inteligentes. Entre os presentes, o secretário Wagner Araújo, da Prefeitura de Natal.
RADICALIZAÇÃO
Com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro em Natal, o senador Rogério Marinho radicaliza em suas declarações e afirma que “o PT e corrupção são duas faces da mesma moeda”. Deverá ser anunciado por Bolsonaro como seu candidato a governador.
MOSSORÓ
O ex-presidente Bolsonaro estará hoje à noite em Mossoró. O prefeito Allyson não confirmou se irá recepcioná-lo. Em caso positivo, Rogério Marinho e o prefeito de Mossoró, dois candidatos a governador, terão de apertar as mãos. Por educação, claro!
SÃO JOÃO
Natal entrou com gosto de gás na Festa de são João. A Câmara Municipal realizou sessão solene para homenagear 21 personalidades do movimento junino. Quem sabe se a Câmara Municipal de Mossoró seguirá esse mesmo caminho?
JUSTIFICATIVA
Para o vereador Eriko Jácome, presidente da Câmara Municipal de Natal, a Câmara abre suas portas para receber aqueles que mantêm viva a tradição do São João e se destacam nas quadrilhas juninas. Considera serviços relevantes à cultura de Natal. Viva São João.
SANGUE
Em Natal, a vereadora Thabatta Pimenta (Psol) apresenta projeto de lei que permite a conversão de multas de trânsito em doações de sangue, comprovadas por certificados emitidos por hemocentros vinculados ao Ministério da Saúde.
DEPUTADOS
O Senado Federal pode votar na próxima quarta-feira, 18, o projeto que aumenta de 513 para 531 o número de parlamentares da Câmara dos Deputados. O projeto já foi aprovado na Casa no dia 6 de maio e, caso se torne lei, passará a valer a partir das eleições de 2026.
APOIO
O projeto aumentando o número de deputados federais atende determinação do STF para que a Câmara dos deputados faça a redistribuição das bancadas estaduais de acordo com o Censo de 2022, adequando o número de deputados à população de cada Estado.