NOTAS DA REDAÇÃO
ELUCUBRAÇÕES
Elucubração, ou lucubração, é o que mais acontece em política. A notícia de ontem é o nome de Rogério Marinho para governador, com indicação do vice feita por José Agripino. Styvenson e Álvaro Dias seriam os candidatos ao Senado.
TRANS
Thabatta Pimenta (PSOL), primeira vereadora trans, em Natal, coloca o nome à disposição dos partidos para disputar o governo do estado. Em 2022, obteve 40 mil votos como candidata a deputado federal. Revelou que foi convidada por Lula para ser candidata pelo PT.
INVESTIGAÇÃO
Vereadora Plúvia Oliveira protocolou, ontem, na Câmara Municipal, requerimento solicitando a instauração de uma Comissão Especial de Inquérito com o objetivo de investigar denúncias de corrução envolvendo a administração do prefeito Allyson Bezerra.
DIFICULDADE
Mesmo sabendo da dificuldade em aprovar a instalação da “CEI dos 4%, Plúvia entende que a Câmara Municipal tem o dever de investigar e que um ato de omissão por parte dos seus dirigentes levará à perda de credibilidade dos vereadores perante a sociedade mossoroense.
CANDIDATURA
Sempre que fala sobre a pré-candidatura do secretário Cadu Xavier ao governo do estado, a governadora Fátima faz questão de reafirmar que o nome surgiu após o vice-governador Walter Alves e o deputado Ezequiel Ferreira terem reiterado que não disputariam o cargo.
EZEQUIEL
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Ezequiel Ferreira (PSDB), confirmou que será candidato a deputado estadual nas eleições de 2026. Até então, especulava-se que Ezequiel poderia ser candidato a governador do Estado ou senador.
VICE
Por sua vez, o vice-governador Walter Alves reitera que, assumindo o Governo do Estado, permanecerá no cargo até o final do mandato. Nessa condição, pretende eleger uma grande bancada de deputados estaduais pelo MDB, partido que preside no Rio Grande do Norte.
SAÚDE
A Câmara dos Deputados aprovou proposta que aumenta a pena de homicídio praticada contra profissional de saúde no exercício de sua profissão ou em decorrência dela. A pena padrão de homicídio, de reclusão de 6 a 20 anos, passa a ser de 12 a 30 anos. O texto segue para o Senado.
GUARDAS
O Senado concluiu, em primeiro e segundo turnos, a votação da proposta que inclui as guardas municipais e os agentes de trânsito entre os órgãos de segurança pública previstos na Constituição. PEC vai à Câmara dos Deputados.
ZENAIDE
A procuradora da mulher, senadora Zenaide Maia, repudiou as falas dos senadores Marcos Rogério e Plínio Valério dirigidas a Marina Silva, que classificou como “ofensivas e desrespeitosas”. Os dois senadores devem “desculpas contundentes” a Marina e a todas as mulheres brasileiras, disse.