NOTAS DA REDAÇÃO
FEDERAÇÃO
A federação União Progressista é a novidade política mais importante da semana. Trata-se da maior estrutura partidária do país, com 13 senadores, 109 deputados federais, 1.343 prefeitos e 12.443 vereadores.
ESTADO
No Rio Grande do Norte, serão dois deputados federais, Benes Leocádio (União) e João Maia (PP), devendo ficar o comando local dividido entre os dois parlamentares. O ex-senador José Agripino, atual presidente estadual do União Brasil, perderá o comando partidário.
ALLYSON
A nova composição partidária deverá beneficiar a candidatura do prefeito de Mossoró Allyson Bezerra ao governo do Estado, que já tinha os apoios de Agripino (União) e Maia (PP). Allyson já se prepara para a renúncia ao cargo de prefeito, por exigência da lei eleitoral.
BILHÃO
Para se ter uma ideia da força da União Progressista, basta dizer que a Federação contará com um fundo eleitoral em torno de R$ 1 bilhão, importância capaz de manter ou alterar para melhor a imensa estrutura que foi formada.
SARNEY
Em política, não são raras transformações em benefício de fortalecimento de novas estruturas. Em 1985, o senador José Sarney, presidente do PDS, partido do governo, renunciou ao cargo e filiou-se ao PMDB para ser candidato a vice-presidente da República pela oposição.
APOIO
O senador Rogério Marinho, pré-candidato a governador, é um político pragmático. Poderá modificar seu projeto e apoiar a candidatura de Allyson Bezerra, se esse for o melhor projeto para a oposição.
VICE-GOVERNADOR
As forças oposicionistas se articulam para a indicação do candidato a vice-governador. O prefeito Paulinho Freire, quer indicar sua esposa, vereadora Nina Souza, o deputado João Maia prefere a esposa, Shirley Targino, mas existem outras pretensões de peso em análise.
STYVENSON
O senador Styvenson Valentim já considera definido que a direção do PSDB estadual ficará sob seu comando. Em consequência, o deputado estadual Ezequiel Ferreira, atual presidente, deixará a legenda filiando-se a novo partido político.
PROMOÇÕES
A governadora Fátima Bezerra assinou a promoção de 63 oficiais, incluindo combatentes e profissionais da área de saúde, 302 praças – sargentos e subtenentes – da PM, e de outros 47 praças do Corpo de Bombeiros Militar, atingindo 18.462 promoções, desde 2019.
IMORTAL
A jornalista e escritora Míriam Leitão foi eleita nesta quarta-feira (30) para a Cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), na vaga deixada pelo cineasta Cacá Diegues, morto em fevereiro deste ano. Ela foi escolhida por 20 dos 34 votos dos acadêmicos.