Uern oferta 257 vagas em cursos de graduação para o primeiro semestre de 2025
A Pró-reitoria de Ensino de Graduação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Proeg/Uern), por meio da Diretoria de Admissão, Registro e Controle Acadêmico (Dirca) e do Setor de Admissão Acadêmica, divulga o Edital do Processo Seletivo de Vagas Não Iniciais (PSVNI), referente ao 1º semestre do ano letivo de 2025 da Uern. A relação de vagas está disponível no Anexo I do Edital abaixo.
O Processo Seletivo de Vagas Não Iniciais (PSVNI) destina-se ao preenchimento de vagas existentes nos cursos de graduação, distribuídas nas modalidades de Transferência Interna, Transferência Externa e Retorno.
Transferência Interna– Destinada a estudante da Uern com ingresso na forma regular que pretenda o remanejamento de campus, turno, modalidade ou curso;
Transferência Externa – Destinada a aluno proveniente de outra Instituição de Ensino Superior de origem nacional que pretenda dar sequência aos estudos; e
Retorno – destinado a:
a) Graduados em curso de nível superior devidamente reconhecido pelo Conselho competente, para obtenção de novo título ou de nova modalidade do curso já concluído;
b) Ex-estudante da Uern cujo desligamento tenha ocorrido por uma das hipóteses previstas nos incisos I, II e III do Art. 167 do RCG (Abandono de Curso, Decurso de Prazo Máximo para Conclusão do Curso ou Ato Voluntário), no período de 2022.2 a 2024.1, e que deseje dar continuidade ao curso de graduação ao qual foi vinculado.
A inscrição no PSVNI deverá ser efetuada de forma virtual, das 8h do dia 24 de outubro até as 23h59 do dia 04 de novembro (horário oficial de Brasília).
Para efetivação da inscrição no certame, o candidato deve digitalizar
os documentos exigidos para a sua respectiva categoria (descritos no item 5 deste Edital), em arquivos separados, no formato PDF, e enviá-los, em único e-mail, para os endereços eletrônicos contidos no Anexo II do Edital, identificados com o nome completo do candidato, o curso e campus pretendidos.
Não será aceito o envio de arquivos compactados por meio de ferramentas do tipo zip ou similares, bem como o compartilhamento de arquivos por via de Google Drive ou similares. O envio de documentos de forma diferente da prevista no Edital, bem como o não envio e/ou a ausência de qualquer um dos documentos exigidos para a inscrição, no prazo, nos horários e nos locais estabelecidos no Edital, ensejará eliminação automática do candidato.
A classificação dos candidatos no Psvni obedecerá à ordem decrescente da carga horária do conjunto de componentes curriculares aproveitáveis para o curso pretendido.
Eventual recurso deverá ser enviado, de forma virtual, das 8h do dia 03 de dezembro até as 23h59 do dia 05 de dezembro (horário de Brasília), exclusivamente para o endereço eletrônico que o candidato enviou os documentos para inscrição no certame.
O resultado parcial do PSVNI 2025.1 será no dia 03 de dezembro. Já o resultado final será divulgado no dia 12 de dezembro.
Programa Uern 60+ oferta novas vagas para idosos
O Programa Uern 60+ da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte está com inscrições abertas e gratuitas, até o dia 28 de outubro, para idosos(as) interessados(as) em participar de atividades culturais, de saúde, cidadania, tecnologia e empreendedorismo ainda no semestre 2024.2, no Campus Mossoró.
O cadastro pode ser feito através deste link ou pessoalmente na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), no Campus Mossoró, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Os(as) não contemplados(as) ficarão em lista de espera.
Projeto de extensão
O Uern 60+ visa promover a inclusão, aprendizagem e socialização de pessoas com mais de 60 anos de idade, oferecendo oportunidades de troca de conhecimentos, atividades socioeducativas e ações voltadas para a saúde e o bem-estar. Na primeira edição, 28 idosos concluíram, em 16 de outubro, o curso, que incluiu atividades como o Interatec – interação tecnológica para idosos, além de jogos, socialização, e práticas de saúde e bem-estar
A iniciativa valoriza a população idosa, promovendo não apenas a educação continuada, mas também contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dessa faixa etária. Com o projeto, a Universidade busca oferecer uma plataforma de integração e apoio aos idosos, fortalecendo o vínculo entre a academia e a comunidade.
Além das atividades educacionais, o programa também incentiva o desenvolvimento de projetos voltados à pesquisa, extensão e inovação, sempre com o foco na população idosa, reafirmando o compromisso da Uern com a inclusão social e o desenvolvimento humano