Notas da Redação

ZANIN

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Davi Alcolumbre, confirmou para a próxima quarta-feira (21) a sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A arguição está marcada para as 10h. Nesta quinta-feira (15), o senador Veneziano Vital do Rêgo leu o relatório à mensagem, encaminhada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

PETROBRAS

Ao que parece, terminou a lua de mel de Allyson Bezerra como prefeito de Mossoró. Em 2020, derrotou a prefeita Rosalba Ciarlini, candidata à reeleição e adotou a política de terra arrasada, estratégia que consiste em destruir tudo o que existe em relação ao adversário, enquanto mantém a posição alcançada.

SITUAÇÃO

Mesmo com a antecessora tendo deixado os cofres cheios, o prefeito Allyson dizia o contrário, apresentando dívidas assumidas pelo município por vários administradores anteriores. Os recursos foram utilizados e o prefeito passou a fazer o que vinha condenando, ou seja, buscar empréstimos que deixam a prefeitura mais endividada ainda.

CRISE

Com maioria na Câmara Municipal, o prefeito Allyson Bezerra encaminhou Projeto de Lei Complementar que modifica situações dos servidores públicos. O sindicato da categoria, o Sindiserpum passou a denunciar que havia intenção de retirar direitos dos funcionários públicos e iniciou batalha acirrada contra o prefeito.

ARGUMENTOS

O prefeito Allyson tem que ocupar as 24 horas do dia tratando da greve. Possui mais condições de divulgar sua opinião, mas os servidores conseguem fazer mais barulho e tiram a tranquilidade da administração. Embora a liderança do sindicato seja mais restrita aos professores, está anunciando a possibilidade de uma greve geral no município.

POLÍTICA

O prefeito de Mossoró afirma que deseja dialogar com o sindicato dos servidores para mostrar que não haverá prejuízo para os funcionários. A presidente do Sindiserpum declara ser importante um diálogo com o prefeito para provar que os servidores serão prejudicados. O que está faltando para esse encontro tão importante para todos?

JOÃO MAIA

O senador Rogério Marinho, líder da oposição no Senado, ganhou a queda de braço e tomou a direção estadual do partido liberal no RN do deputado federal João Maia, à frente da legenda por vários anos. Sem choro nem vela, João Maia está escolhendo uma outra legenda do centrão para sua nova filiação.

ÉTICA

O senador Styvenson está entre os parlamentares que serão julgados pelo Conselho de Ética do Senado Federal. Foi denunciado pela ex-deputada federal Joice Hasselmann, após ela registrar boletim de ocorrência, alegando ofensas por parte do senador, com alegações que tinham como objetivo ofender sua reputado.

CONVOCAÇÃO

A governadora Fátima Bezerra anunciou nesta quarta-feira (14) a convocação de mais 400 policiais civis para compor o quadro de efetivos das Forças de Segurança do Rio Grande do Norte. A convocação dos novos agentes, 50 delegados, 100 escrivães e 250 agentes deverá ocorrer, em breve, no Diário Oficial do Estado (DOE).

DELEGACIAS

Foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), na quarta-feira (14), projeto que exige de municípios com mais de 100 mil habitantes a criação de Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). O PL 1.096/2022, de autoria da senadora Soraya Thronicke (União-MS),

MULTAS

O Procon do Rio Grande do Norte aplicou R$ 818 mil de multas em postos do estado pelo aumento injustificado do preço dos combustíveis entre os meses de outubro do ano passado e junho deste ano. Segundo o Procon, 14 postos de combustíveis pagaram as multas e os demais recorreram na Justiça. Entre maio e junho, 41 postos foram autuados pelo órgão pelo mesmo motivo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário