Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo

Coluna da Semana - SERVIDOR PÚBLICO - com Ricardo Alfredo - [email protected]

REFLEXÃO

“Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade”.  (2 Timóteo 2:15 -Sagradas Escrituras)

PENSAMENTO

“Exerça sua função como servidor público, com honra, dedicação, ética, dignidade e amor ao próximo”. (Escritor: Ricardo Alfredo)

SERVIDOR PÚBLICO

Ficou instituído por lei que o dia do servidor público será sempre comemorado no dia 28 de outubro. Essa data especial, tem como objetivo comemorar as diversas profissões e os diversos profissionais que atuam nos setores do poder público.

A própria constituição de 1988 e as normas, decretam o conceito fundamental para servidor público. Ficando assim determinado o seu conceito: “são todos aqueles que mantêm vínculo de trabalho profissional com os órgãos e entidades governamentais, integrados em cargos ou empregos de qualquer delas: União, Estados, Distrito Federal, Municípios e suas respectivas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista”.

Foi a constituição de 1988 que aboliu o conceito de funcionário público para servidor público. Assim ampliando os direitos do servidor público diante da sociedade. Que foram amplamente divulgados e doutrinados nos Artigos 39 a 41 da Constituição cidadã.

A Constituição de 1988 determinou os três os tipos de servidores público: Municipal, Estadual e Federal. Desde 1988, só é possível ser servidor público através de aprovação em concurso público (processo seletivo) e ser aprovado.

Em resumo, o servidor público civil é dotado constitucionalmente de três aspectos que são: titular de cargo público; mantém relação estatutária e integra o quadro da administração direta, autarquia ou fundação pública.

Portanto, os funcionários públicos têm todos dias a missão de servir a população com ética, zelo, seriedade e responsabilidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e melhor para todos. A todos os servidores desta nação, desejo um dia repleto  luz, serenidade, homenagens , cheio de reconhecimento e de paz.

PROGRAMA MEMÓRIA ACADEMIA TRAJETÓRIAS – TV CÂMARA

Em breve estreia o programa de TV Memória Acadêmicas – Trajetórias sobre o comando da ACJUS e liderado pelo seu presidente Wellington Barreto. Vamos aguardar.

VISITA DO MESTRE WILSON BEZERRA A COLEÇÃO MOSSOROENSE/FUNDAÇÃO VINGT-UN ROSADO

Nesta quinta, 27/10/2017, visita ilustre do Professor Wilson Bezerra a Coleção Mossoroense/Fundação Vingt-un Rosado, lá se vão 5 anos no túnel do tempo. Como sempre o mestre está antenado em tudo. Parabéns mestre.

ACJUS NA FM 105 – SANTA CLARA

Todos os sábados a partir das 10h às 11h, o programa cultura cidadania em debate da ACJUS, que vem ao ar para trazer a boa música, o bom debate, e diversos informes sobre livros, academias de letras, com as vozes marcantes de Edilson Gonzaga e Ricardo Alfredo. E agora também no YouTube ao vivo.

EVENTOS DE 2022 – AMOL (Academia Mossoroense de Letras)

1- dezembro 07 – 15h – EVENTO / REUNIÃO DE ENCERRAMENTO DO ANO ACADÊMICO

CONVITE AFLAMAcademia Feminina de Letras e Artes de Mossoró.

Novembro está cheio de novidades boas. E uma delas é a inauguração da sede da Aflam, ou solar Eliza Paiva Cavalcanti. Parabéns as imortais.

POSSE NA ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE ODONTOLOGIA

Nosso irmão e companheiro do Rotary Jarbas Mariano foi empossado na academia norte-rio-grandense de odontologia. Todos ficamos jubilosos. Parabéns meu irmão.

ANIVERSÁRIO DE 08 ANOS DA ACJUSAcademia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró.

Dentro das festividades da ACJUS, serão entregue as medalhas de Ruy Barbosa e Milton Marques de Medeiros. Além da culminância do projeto lendo e aprendendo.  Parabéns ao presidente e a toda equipe da ACJUS.

XXVI MANHÃ DE CULTURA E LAZER DO MUSEU DO SERTÃO
No próximo dia 27 de novembro de 2022, o Museu do Sertão vai receber, em suas dependências, as comitivas de intelectuais do Rio Grande do Norte e de outros Estados, que estão vindo à Mossoró para participar, no dia 26 de novembro de 2022, de um importante evento da AFLAM – Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense.

Neste evento da AFLAM, sua Presidente Taniamá Barreto estará recebendo, solenemente,
da escritora Socorro Cavalcanti, Presidente de Honra da AFLAM, a doação de um imóvel destinado a ser sede desta Arcádia.

Nessa data, 26 de novembro de 2022, às 19 horas, será realizada a solenidade de
inauguração desse espaço denominado “Solar Eliza Paiva Cavalcanti” e do Memorial Socorro
Cavalcanti, situados na rua Cunha da Mota, 149, Alto da Conceição, Mossoró-RN.
Para enriquecer esta festa, que contará com convidados da Bahia, Sergipe, Pernambuco,
Ceará, Piauí e do Rio Grande do Norte, o Museu do Sertão receberá os participantes deste notável evento na manhã do dia 27 de novembro de 2022, às 8 horas, para uma visita a seu acervo guiada por seu curador, Professor Benedito Vasconcelos Mendes. Na ocasião também serão prestadas homenagens aos citados visitantes.

Em seguida, ainda no Pavilhão de Eventos do Museu do Sertão, a AFLAM coordenará uma
Roda de Conversa entre os Presidentes e Acadêmicos de Academias de Letras e entidades
congêneres.

49a ZONA ELEITORAL COMUNICA – NOTÍCIA DE UTILIDADE PÚBLICA

A juíza, Dr. Welma Menezes, vem de forma didática ensinando a verdadeira democracia. A frente da 49ª Zona eleitoral tem atuado de forma espetacular na condução da eleição. Nossa esperança, é que essa forma de atuação jurisdicional seja exemplos para todos. Parabéns. 

INFORMAÇÕES ACJUS – Agenda apresentada pelo presidente

De acordo com o presidente da ACJUS, Dr. José Wellington Barreto, Após a última reunião acontecida na terça-feira dia 20.09.22 – ficou acertado o devido agendamento do nosso corpo acadêmico, familiares e autoridades as datas das celebrações alusivas ao nosso aniversário de 8 anos de fundação.  Vejamos: dia 03.11. 22 – 19h atividades no PCAMMM – inauguração da galeria dos patronos com a participação de alguns familiares.  Palestras a ACJUS SEUS PATRONOS etc. Dia 04.11.22 – 18h30 – Encenação da peça Vida e Obra do Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, qual será encenada pelos alunos da Escola Estadual Padre Sátiro Cavalcanti Dantas.

Dia 05.11.22 – 19h – Sessão Solene Comemorativa aos 8 anos de Nossa fundação com a entrega da medalha Ruy Barbosa e da Comenda Cultural e Social Acadêmico MILTON MARQUES DE MEDEIROS, além da certificação da Escola Padre Sátiro Cavalcanti Dantas pela execução do Projeto Lendo, Escrevendo e Aprendendo.

RECONHECIMENTO PÚBLICO

LEI N° 3.979, DE 19 DE OUTUBRO DE 2022

Dispõe sobre o reconhecimento do Palácio Cultural Acadêmico Milton Marques de Medeiros – Sede da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró – ACJUS, como Patrimônio Cultural de Mossoró e dá outras providências.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ, Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1° Fica instituído o Palácio Cultural Acadêmico Milton Marques de Medeiros – Sede da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró – ACJUS, reconhecido como Patrimônio Cultural de Mossoró, conforme art. 179, da Lei Orgânica de Mossoró.

Art. 2° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Mossoró – RN, 19 de outubro de 2022 – Prefeito: ALLYSON LEANDRO BEZERRA SILVA

BOLETIM INFORMATIVO ACJUS

Tudo caminhando dentro do programado com relação as comemorações alusivas aos 08 de fundação da nossa instituição.

A programação se inicia no dia 03.11.22 a partir das 18h30 no Palácio Cultural Acadêmico Milton Marques de Medeiros com a ampliação da Biblioteca Acadêmico Sátiro Cavalcanti Dantas e a inauguração do Memorial dos nossos patronos.

No dia 04.11.22 a partir das 18h no auditório da faculdade Católica do RN – teremos o início do Projeto Lendo, Escrevendo e Aprendendo com a Encenação de uma peça teatral que conta a trajetória de vida do Padre e Acadêmico Sátiro Cavalcanti Dantas, arte teatral encenada pelos alunos da Escola Estadual Padre Sátiro Cavalcanti Dantas.

Já no dia 05.11.22 a partir das 19h15 – no auditório da Faculdade Católica do RN, sessão solene de aniversário com a entrega da Medalha Ruy Barbosa, da Comenda Cultural e Social Acadêmico Milton Marques de Medeiros, e a Culminância do Projeto Lendo, Escrevendo e Aprendendo,  que esse conta um da história e trajetória de vida do acadêmico Sátiro Cavalcanti Dantas.

Patrimônio Cultural de Mossoró

O Palácio Cultural Acadêmico Milton Marques de Medeiros agora é patrimônio histórico e cultural de Mossoró.

Nesse sentido, por proposição do nosso confrade, vereador e prof. Francisco Carlos, o plenário da Câmara Municipal de Mossoró, aprovou ontem dia 18.11.22, a unanimidade, o projeto de Lei nº 67/2022.

Agradecemos a iniciativa e empenho do nosso confrade Francisco Carlos, bem como o apoio dos nossos vereadores. Parabéns a ACJUS por mais uma conquista.

Confirmaram presença em nossos eventos:

Acadêmicos, familiares e autoridades:

Já temos a confirmação dos seguintes acadêmicos e seus familiares:

José Wellington Barreto, Elder Heronildes da Silva, Taniamá Vieira da Silva Barreto, Everkley Magno Freire Tavares, Antonio Clóvis Vieira, Vanda Maria Jacinto, Ricardo Alfredo de Souza, Zilene Conceição Cabral Freire de Medeiros, Josafá Inácio da Costa, Geraldo Maia do Nascimento, Petronilo Hemetério Filho, Jerônimo Dix Sept Rosado Maia Sobrinho, Paulo Lopo Saraiva, Francisco Carlos Carvalho de Melo, Afrânio de Oliveira Leite, Franci Francisca Dantas, Antonio Marcos de Oliveira, Joana Darc Fernandes Coelho, Francisco Canindé Maia, Edilson Gonzaga de Souza Júnior, Charles Lamartine de Freitas Souza, Francisco Glauber Pessoa Alves, Sátiro Cavalcanti Dantas, Wilson Bezerra de Moura, Welma Maria Ferreira de Menezes, Paulo de Medeiros Fernandes, Zélia Macedo Heronildes, Laíre Rosado Filho, Carlos Alberto Lima Filgueira e  Francisco Péricles Amorim.

Estamos aguardando a confirmação e participação do restante. Obrigado! José Wellington Barreto Rep. A Diretoria.

ROTARY – Feijoada Solidária

Como sempre o Rotary está à frente do seu tempo. E nesta nova administração, que vem ganhado a cidade de Mossoró e região. A novidade é a feijoada solidária. Parabéns a toda equipe Rotary Mossoró.

PRESIDENTE DA ACADEMIA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE MOSSORÓ ANUNCIA O LANÇAMENTO DA OBRA DE CONFRADE DA ACJUS

O presidente da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró (ACJUS), Wellington Barreto, anunciou o lançamento da obra “História do município de Patu“ (2ª edição), de autoria do escritor e confrade Petronilo Hemetério Filho.

O lançamento acontecerá no dia 3 de novembro, a partir das 18h, no Palácio Cultural Acadêmico Milton Marques de Medeiros, localizado na rua Cleodon Almeida, 100, Abolição II.

Este lançamento literário faz parte da programação de aniversário de 8 anos de existência da ACJUS.

Anteriormente, a obra História do município de Patu foi publicado com o selo da Coleção Mossoroense.

COMISSÃO DO ROTARY CLUB DE MOSSORÓ

O Rotary vem inovando sempre na gestão Geraldo Maia. dessa vez, tivemos uma bela palestra sobre problemas auditivos. Parabéns a direção do Rotary.

COMUNICADO MUSEU DO SERTÃO

O Curador do MUSEU DO SERTÃO, Professor Benedito Vasconcelos Mendes, comunica aos Diretores(as) de escolas do ensino infantil, fundamental, médio e superior e aos professores em geral que as inscrições para a visita ao acervo do museu estarão abertas no período de 3 a 25 de novembro do corrente ano (2022), através do WhatsApp (84) 99972-2139 e do e-mail [email protected].
Comunicamos também que a entrada é 1 Kg de alimento não perecível, por pessoa, que deve ser entregue diretamente no LAR DA CRIANÇA POBRE DE MOSSORÓ, dirigido pela Irmã Ellen Scherzinger, localizado atrás da igreja de Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Abolição II.

Cada instituição educacional (escola, colégio ou faculdade) deve fornecer uma lista com os nomes e faixa etária dos alunos, que deve ser entregue no Museu do Sertão, juntamente com o comprovante de recebimento dos alimentos pela Irmã Ellen.

DADOS IMPORTANTES:

  1. DIA DA VISITA: 27 de novembro de 2022 (sábado).
  2. HORÁRIO: 7:00 às 11:00 horas.
  3. ENDEREÇO: Museu do Sertão, estrada da Alagoinha, a 4 quilômetros de Mossoró.
  4. LOCALIZAÇÃO: GPS: https://goo.gl/maps/hR7SCg7uRg7R441n7.
  5. WHATSAPP: (84) 99972-2139.
  6. E-MAIL: [email protected]

O S

Deixe um comentário