Ricardo Alfredo – Reflexões Teoló

O CARNAVAL E A IGREJA CRISTÃ
Há um texto no livro de Isaias que apresenta semelhanças como Carnaval atual. Interessante que este texto trata de festas pagãs daquela época e se focarmos em uma leitura centrada, nos parece que o profeta teve uma visão do futuro, mas claro, que essas festas apenas trocam de nomes e continuam com os mesmo rituais. Por isso o profeta declarou:

“Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquente! E harpas e alaúdes, tamboris e gaitas, e vinho há nos seus banquetes; e não olham para a obra do Senhor, nem consideram as obras das suas mãos. Portanto, o meu povo será levado cativo, por falta de entendimento; os seus nobres terão fome, e a sua multidão se secará de sede. Portanto, o inferno grandemente se alargou, e se abriu a sua boca desmesuradamente; e para lá descerão o seu esplendor, e a sua multidão, e a sua pompa, e os que entre eles se alegram. Então, o plebeu se abaterá, e o nobre se humilhará; e os olhos dos altivos se humilharão” (Isaías 5.11-15).

Lamentavelmente, inúmeros pastores, teólogos, padres e religiosos têm ensinado de forma diferente, ao afirmarem “que não tem nada a ver as festas Carnavalescas serem condenadas, pelo contrário são maravilhosas”. É triste, porém, verdadeiro, por isso precisamos tomar cuidado, pois essa festa têm deixado um rastro de destruição nas famílias e na sociedade.
Quanto a origem do Carnaval existe três corretes, que são: a primeira corrente afirma que o Carnaval surgiu através das homenagens a deusa Isis no Egito, aproximadamente no ano de 4000 a.C. A segunda corrente afirma que o Carnaval teve início com as festas de adoração ao deus Dionísio no ano de 600 a.C., e a terceira correte relaciona a parição do Carnaval as festas romanas ao deus Baco (deus do vinho), festas conhecidas como bacanais.
Veja o que diz a bíblia sobre o carnaval:
Que é apenas as paixões dos pecados
“Pois, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, suscitadas pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte.” (Romanos 7:5).
“Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.” (Romanos 7:14).
A Bíblia continua:
“Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja.Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo; e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.”(Romanos 13:13-14).
“Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser;e os que estão na carne não podem agradar a Deus.” (Romanos 8:5-8).
Em sua leitura espiritual, o apóstolo faz uma classificação entre as pessoas dividindo-as em dois grupos. O primeiro grupo são aqueles que são controlados pela natureza carnal e o segundo grupo é formado por aqules que se deixam levar pelo Espirito Santo.
Fato é que Deus deu a cada um de nós o livre arbítrio, ou seja, liberdade de escolhemos ir ou não, fazer ou não fazer. A Bíblia nos diz:
“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros.” (Gálatas 5:13)
“Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne.” (Gálatas 5:16).
“Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências;” (Romanos 6:11-12).
“Amados, rogo-vos como peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais dos desejos carnais, que combatem contra a alma,” (1 Pedro 2:11).
A biblia nos alerta sobre a depravação que vem do Carnaval ao afirmar:
“Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” (Gálatas 6:8).
Portanto, o Carnaval tem suas características marcantes nas seguintes ações; erotismos, libido, violência, materialismo, supérfluo, luxúria, vaidade, alcoolismo, drogas, mortes e finalmente vidas destruídas e lares arruinados. Hoje vos convido a ficarem esses dias em casa com seusfamiliares e ensiná-los a adorar a Deus.

DITOS E FEITOS
1- Morris Cerullo quer construir “Disneylândia cristã”
2- Lira revela “apagão” durante o discurso “Davi e Golias”
3- Dilma chama líderes cristãos para seu “Conselhão”
4- Fernanda Brum participa do Programa Xuxa Meneguel
5- Conferência reúne líderes de louvor em Guarulhos
6- Retrofit inicia a turnê do CD “É só o começo…”
7- Jeosafá Pimentel prepara lançamento do CD “Aba Pai” (fonte: gospelprime)

HOMENAGEM

Sem Título-7
O querido irmão e amigo Rogério Barroso, que é presbítero dirigente da A. D. Mossoró congregação Nova Betânia I, assentou-se na cadeira como presidente da Comissão dos Direitos Humanos na subsecciondal da OABMossoró. Parabéns meu amigo.

Sem Título-4
CGADB – Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil decidiu pela votação via on-line, o que veio gerar uma nova crise na instituição. Lamentavelmente, o evangelho, digo, as instituições têm dia-a-dia se tornado apenas uma empresa sem pagar tributos e sem prestar nenhum tipo de serviço à comunidade. Esse é um dos motivos que muitos lobos com pele de ovelha vêm abrindo inúmeras instituições ditas evangélicas, que na verdade tem sido apenas uma forma de ganhar a vida e outros se tornarem ricos, não da graça, mas dos bens materiais. Acredito que muitos dos genuínos cristãos só têm a lamentar.(Fonte: CGADB)

FILME: OS DEZ MANDAMENTOS
A rede de comunicação do bispo Edir Macedo (Sistema Record) lançou o belo filme Os Dez Mandamentos em uma versão bíblica genuína e por esse motivo vem empolgando os aficionados por cinema. A bilheteria vem rende milhões. Parabéns pela bela ideia. Enquanto há filmes que só apregoa violência e morte, a igreja universal vem cumprindo seu papel de conscientizar sobre o evangelho e a salvação.

EJAD (Encontro de jovens da Assembleia de Deus) começa neste sábado, 6. Presença dos levitas: Rozeane Ribeiro, Klev Soares e Michelle Nascimento. Pregadores: Pr. Rafael, Pr. Wendell Miranda, Missionaria Aparecida Borges, Pr. Bruno Rodrigues.

RECONHECIMENTO

Sem Título-3

Após a chegada da novaliderança pastoral na cidade de Mossoró, o evangelho de Cristo cresceu muito.E muitas igrejas da Assembleia de Deus foram abertas e inauguradas. Nos quatros cantos de Mossoró tem ocorrido inúmeras restaurações de vidas. Parabéns, bom pastor… Francisco Cícero de Miranda. Homem bom e temente a Deus.Parabéns missionáriaNúbia, coluna forte na caminhada.

PROFESSOR DENUNCIA…
O Governo Federal via MEC quer retirar a história do cristianismo da grade curricular. O alerta foi feito pelo professor e historiador Marco Antônio Villa, comentarista da rádio Jovem Pan e colunista do jornal O Globo. Villa é um ferrenho opositor do governo petista e defensor do impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT).
De acordo com essa proposta, questões de história ligadas à origem do cristianismo ou ao surgimento da democracia ficariam de fora dos temas a serem tratados nas aulas de história ao longo dos nove anos que englobam os ensinos Fundamental e Médio.(Fonte: Gospelmais)

NOTÍCIAS INTERNACIONAIS MUNDO EM ALERTA
De acordo com a literatura religiosa do Irã, eles acreditam que embreve o seu messias (Mahdi) está chegado e assim estão à disposição com um exército de 200 mil homens para servi-lo.

Muitos profetas previram a chegada do messias e a guerra do Armagedom. O general iraniano Mohammad Ali Jafari afirmou que o “Mahdi” (o messias) é quem dará “início à justiça antes do Dia do Juízo”.

LIVROS RECOMENDADOS

Nestes últimos dias em que a literatura cristã tomou um rumo diferente do genuíno Evangelho de Cristo, eis alguns livros que podem ajudá-lo na caminhada espiritual. Boa leitura.
Maravilhosa Graça

Sem Título-2

Descreve o viver na graça de Deus e o seu poder transformador, assim como mostra que viver longe da graça de Deus é como estar em alma (razão).
Em sua segunda fase, o livro apresenta os fundamentos da salvação e a relação como próximo.

Conhecendo as doutrinas da Bíblia

É um livro voltado para as explicações teológicas e doutrinarias sobre: As Escrituras, Deus, Anjos, o homem, o pecado, o Senhor Jesus Cristo, a expiação, a salvação, o Espírito Santo, a igreja e as últimas coisas.

ACADEMIAS DE LETRAS
AMOL– Academia Mossorensede Letras, sob a direçãode Dr. Elder Heronildes da Silva, dará início aos seus trabalhos no mês de fevereiro com posse de vários imortais. Aguarde…
ACJUS–Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró, tendo como presidente o Dr. Wellington Barreto, anuncia que a partir do segundo semente do mês de fevereiro terá inicios os trabalhos de da academia, onde ocorrerá as sessões de elogio aos patronos.

Exemplo de vida

Sem Título-1
Meu bom amigoDr. Elder Heronildes e sua esposa Dr. Zélia Macedo sempre de bom humor e sempre nos gratificando com um belo sorriso. É um exemplo de vida para as gerações atuais e a nossa geração.

ASCRIM (Associação dos Escritores Mossoroenses)
A cidade de Mossoró vem evoluindo no campo cultural, com a fundação de várias academias de letras e o surgimento de diversos escritores locais.Neste intervir, foi necessária a criação de uma Associação de Escritores, que com certeza nos representarábeme terá uma participação decisiva para publicar mais livros, criando uma verdadeira cultura local. Parabéns.

REFLEXÃO
“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.” (Colossenses 1:16,17)