Reflexões Teológicas

PENSAMENTO

“Quem me ver caminhando silenciosamente…não sabe que estou adorando”. (Ricardo Alfredo)

 

ACJUS – Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró / AMOL – Academia Mossoroense de Letras

Parabéns nobre presidente Elder Heronildes da Silva!

Querido amigo e ilustre presidente Elder Heronildes da Silva, hoje o dia amanheceu sorrindo. Os pássaros acordaram mais cedo e entoam cantos numa sinfonia de felicidades.   As plantas exalam mais perfume e o vento sopra mais suave.  Estamos felizes, nessa data você completa mais um ano de existência entre nós.  A alegria é completa porque você é a bússola que conduz as nossas vidas. Com você ao nosso lado, sem dúvidas, somos uma legião de guerreiros romanos vencendo as batalhas invencíveis.

Ao completar mais um ano de vida você tem muito a agradecer, porque só os bons são amados por todos, como você o é.

A gratidão, não é só sua, é nossa também. Somos orgulhosos da sua amizade e da sua liderança. Liderar é um ato de amor. Esse amor você compartilha com todos os seus liderados, promovendo horizontes de paz e de felicidades.

Que nesse dia 09 de setembro de 2020 e durante toda a sua existência, apenas reine a alegria, o amor e a saúde. Que você continue sendo o que é, e se mantenha sempre fiel aos seus ditames que fazem de você um homem exemplar em todos os sentidos e caminhos, seja como esposo, pai, avô, amigo e líder de todos nós.

Hoje e sempre você merece todos os nossos aplausos e abraços de congratulações e solidariedade. Vivas a você!

Que Deus, Jesus Cristo e Nossa Senhora, continuem iluminando eternamente a sua vida e a vida da sua maravilhosa família.

Queremos também lhes agradecer, por tudo o que tens feito por nós e para que a nossa amizade e as nossas lutas sejam cada vez mais exitosas socialmente, mais justa e mais humana.

ACJUS e todos nós lhes desejamos um Feliz Aniversário, e que esta data se repita por muitos e muitos anos!

Parabéns guerreiro da luz humana e cultural!

José Wellington Barreto – representando o corpo acadêmico da ACJUS – que irmanado lhe reverencia.

 

ANIVERSARIANTES DA ACJUS

EM BREVE: Lançamento

A política e o voto cristão

Lançamento do livro “A política e o voto cristão” Autor Ricardo Alfredo. Neste livro, estamos construindo conceitos, fundamentos e preceitos teológicos, como ensina as sagradas letras (Bíblia). Como dizia Monteiro Lobato “Um país se faz com homens e livros”.

REFLETINDO

“Conheço de perto o amargo da vida”. (escrito Ricardo Alfredo)

ACJUS – BOLETIM EXTRAORDINÁRIO – 09/09/2020

A Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró – ACJUS – em parceria com outras congêneres, principalmente a AMOL, ALAM, APLA, AMARP, ASCRIM, MAÇONARIA, LIONS, ROTARY, além de outras instituições culturais e sociais de Mossoró e do RN, prestará significativa homenagem ao seu presidente de honra intelectual ELDER HERONILDES DA SILVA pela passagem do seu aniversário que acontece hoje dia 09/09/20.

A ACJUS comandará uma delegação de amigos do aniversariante indo até a residência do mesmo e lá essas lideranças lhes entregará algumas lembranças e proferirão   poucas palavras de congratulações, tudo muito simples e pensado em face das medidas preventivas de saúde.

ELDER HERONILDES DA SILVA é merecedor de todas as honras e aplausos.

PENSAMENTO

“Jamais esqueci…. A promessa é maior que a momentânea dor.” (Teólogo Ricardo Alfredo)

“O cristão vive não em si mesmo, mas em Cristo e no próximo. De outro modo, ele não será um cristão”. (Martinho Lutero)

 

 

MUNDO DA POLÍTICA

O partido político atual dentro de suas funções?

Para fixação, o primeiro passo é sabemos o conceito de partido político, que é: um grupo reunido, legitimamente formado, que busca modificar os conceitos de poder político, ou ocupar o poder político para aplicação de suas teorias republicanas. De modo geral, todos partidos políticos são detentores de pensamento próprio em relação ao formato de governança.

Após o conhecer conceitualmente partido político, devemos ter em segundo a noção da breve história da política partidária em nossa nação. Quando se trata de política partidária, o nosso país, o Brasil, tem uma história obscura e banhada por descaminhos, seguidos de um período de negação. Onde o interesse pessoal se agiganta diante do interesse coletivo, que é o bem comum.

Por outro lado, temos a Constituição da República Federativa do Brasil que doutrina o pluripartidarismo como base da democracia, que, com o tempo sofreu diversas deturpações casualistas e de interesse pessoal, o que marchou a história republicana desta nação.

Como levante histórico e abreviado, podemos mostrar que os partidos políticos é elemento de análise entre os estudiosos e teóricos do campo da Ciência Política, e entre eles pensadores estão: Henri Bolingbroke, David Hume, Karl Marx, Max Weber e outros.

Quando analisamos do ponto vista ideológico partidário, como já determinado no início conceitual, um partido político pode ser definido como uma reunião de indivíduos que seguem a mesma doutrina política. Outro olhar conceitual é: Os partidos também podem ser compreendidos como uma estrutura da organização democrática.

Nas nações com maior histórico democrático, podemos citar a Inglaterra do século XVIII, com sua teoria da distinção entre “Whigs” e “Tories”, que é considerada historicamente como o primeiro formato de bipartidarismo tradicional, no final do reinado de Carlos II.

Mesmo diante das diversas tempestades que paira sobre os partidos políticos, eles são fundamentais para democracia plena e para os direitos individuais do homem.

Quando contextualíssimo a corrente marxista para a ideia partidária fica perceptível que o centro da ideia é a unificação dos operários, suplantando as suas divisões e diferenças de interesses e objetivos.

Todavia é necessário, neste campo de análise, a compreensão da função dos partidos políticos e das agremiações políticas e suas diversidades de convicções políticas e partidárias no seio da sociedade, ou seja, de sua doutrinação especifica.

No campo teórico e prático, os partidos, são detetores do poder de lançar nomes aos cargos eletivos, sendo este o elo entre sociedade e o estado. E por conseguinte, aqueles que quer filiasse a um partido deve no mínimo conhecer os preâmbulos estatuários do partido, ou seja a norma interna, para não cometer o equívoco de estar em lugar não desejado.

Por outro lado, quando a direção do partido atua de forma responsável e digna o partido passa a ter notoriedade e aceitação pela grupos sociais e adquiri respeito dos demais partidos. E ao mesmo tempo, contribui para formação e educação de um cidadão consciente dos seus diretos e deveres, que é a cidadania plena.

Quanto a atuação do partido pode ser em três esferas, municipal, estadual e federal. Entretanto, para atuar nas três esferas é necessário que tenha direções válidas, ou seja, registadas no cartório eleitoral.

Do ponto de vista jurídico, a importância dos partidos serem registrados no TSE, está no poder de lançar candidatos ás eleições.

Um outro fator importante na organização partidária está no debate público, e nas discussões dos rumos do município, do estado e da nação.

Os debates públicos, sobre os rumos dos entres federativos e dos partidos políticos, são tão importantes que a constituição de 1988 consagrou a autonomia administrativo e financeira como base democrática. Assim como brindou e determinou o acesso gratuito ao rádio, a Tv e aos meios de comunicação, tendo como fundamento a lei do fundo partidário.  Por outro lado, a própria lei eleitoral, determinou que os partidos políticos prestem contas nas modalidades receitas ajuntadas e despesas efetivadas durante as campanhas eleitorais e todo o ano.

 

 

PENSAMENTO – o amor

“À medida que o amor cresce em você, a beleza também cresce. Pois o amor é a beleza da alma.” (Santo Agostinho)

“O amor é a bondade, a misericórdia e a generosidade expressas sem palavras”. (Escritor Ricardo Alfredo)

 

LIÇÃO – Uma Vida Humilde

As pessoas humildes são as mais fortes, porque elas sabem que ainda precisam aprender muito, lutar muito, estudar muito, suar muito para conseguir alcançar o que desejam.

O humilde não se vanglória quando conquista uma vitória, pois ele sabe que fazer isso é deixar a porta aberta para a inveja e para o fracasso.

Viver de forma humilde é a maneira mais sábia de todas, porque a humildade nos ensina a aceitar os altos e baixos da vida, e que na realidade, apesar de todas as diferenças, ninguém é melhor do que ninguém.

PENSAMENTO

“Se você crê somente naquilo que gosta no evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo”. (Santo Agostinho)

 

POESIA –

Se eu soubesse que esse mundo

Estava tão corrompido

Eu tinha feito uma greve

Porém não tinha nascido

Minha mãe não me dizia

A queda da monarquia

Eu nasci, fui enganado

Pra viver neste mundo

Magro, trapilho, corcundo,

Além de tudo selado.

Assim mesmo meu avô

Quando eu pegava a chorar,

Ele dizia não chore

O tempo vai melhorar.

Eu de tolo acreditava

Por inocente esperava

Ainda me sentar num trono

Vovó para me distrair

Dizia tempo há de vir

Que dinheiro não tem dono. (As Misérias da Época – Leandro Gomes de Barros)

AS BELAS CANÇÕES DA MPB – poéticas

Você Em Minha Vida – Roberto Carlos – 1976

Você foi a melhor coisa que eu tive

Mas o pior também em minha vida

Você foi o amanhecer cheio de luz e de calor

Em compensação o anoitecer, a tempestade e a dor

Você foi o meu sorriso de chegada

E a minha lágrima de adeus

Aquele grande amor que nós tivemos

E todas as loucuras que fizemos

Foi o sonho mais bonito que um dia alguém sonhou

E a realidade triste quando tudo se acabou

Você foi o meu sorriso de chegada

Tudo e nada e adeus

Você me mostrou o amanhecer de um lindo dia

Me fez feliz, me fez viver

Num mundo cheio de amor e de alegria

E me deixou no anoitecer

E agora todas as coisas do passado

Não passam de recordações presentes

De momentos que por muito tempo ainda vão estar

Na alegria ou na tristeza

Toda vez que eu me lembrar

Que você foi o meu sorriso de chegada

E a minha lágrima de adeus

Você me mostrou o amanhecer de um lindo dia

Me fez feliz, me fez viver

Num mundo cheio de amor e de alegria

E me deixou no anoitecer

Você me mostrou o amanhecer de um lindo dia

Me fez feliz, me fez viver

Num mundo cheio de amor e de alegria

E me deixou no anoitecer

 

PENSAMENTO

“Ter fé é acreditar naquilo que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita”. (Santo Agostinho)

“A fé é ter esperança numa resposta de Deus”. (Ricardo Alfredo)

 

MÚSICA GOSPEL – AS MAIS BELAS CANÇÕES CRISTÃS

Eu Preciso de Ti (Feliciano Amaral)

Eu preciso de Ti, oh Senhor

Quando a morte ao meu lado chegar

Eu preciso da Tua presença

Pra minha fronte elevar e alegrar

Eu preciso da Tua amizade

Não duvido que em Ti há prazer

Se na vida, eu tiver dissabores

Alegria contigo eu terei

Eu preciso sentir Teu amor

Quando o mundo me abandonar

Ao Teu lado as angústias desfazem

Se bem perto de Ti, para sempre eu ficar

Eu preciso de Ti oh Jesus

És o amigo na tribulação

Em Tuas mãos eu deponho o meu ser

Os meus dias, meus passos e o meu coração

REFLEXÃO – Uma Análise da Boa Semente

Conhecido como o salmo de fé é o salmo 46. Nele encontramos o louvor e a adoração coberto de alegria pelo livramento, de uma batalha, depois de um sitio.

No mundo teológico, este salmo é conhecido o salmo de Lutero.

Foi este salmo em forma de hino, que Lutero cantava nos dias de aflição.

Castelo Forte” […]. Este salmo é um hino de louvor e adoração que declara da segurança que o povo de Deus pode desfrutar em meio ao caos deste mundo.

O rei Ezequias era poeta, e é possível que tenha escrito não apenas este salmo, mas também o 47 e o 48, provavelmente no mesmo contexto histórico, onde a vitória do Senhor é celebrada sobre o inimigo.

SALMO 46

  1. Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.
  2. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar,
  3. ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria.
  4. Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.
  5. Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã.
  6. Nações se agitam, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra se derrete.
  7. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura.
  8. Venham! Vejam as obras do Senhor, seus feitos estarrecedores na terra.
  9. Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança; destrói os escudos com fogo.
  10. “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.”
  11. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura.

 

 

 

 

Esboço de Salmos 45:

46.1 – 5: Deus é o nosso refúgio

46.6 – 11: Deus está conosco

Salmos 46.1 – 5: Deus é o nosso refúgio

1 Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade.

2 Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar,

3 ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria. Pausa

4 Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.

5 Deus nela está! Não será abalada! Deus vem em seu auxílio desde o romper da manhã.

Salmos 46.6 – 11: Deus está conosco

6 Nações se agitam, reinos se abalam; ele ergue a voz, e a terra se derrete.

7 O Senhor dos Exércitos está conosco;

8 O Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

9 Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança; destrói os escudos com fogo.

10 “Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra.”

11 O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura. Pausa

As ações de Deus, na visão do salmista.

1- Deus é o refúgio.

No dicionário, a palavra refúgio, está relacionada: abrigo, amparo. Lugar para o qual se foge para escapar a um perigo. quanto ao refúgio, as sagradas letras afirmam: “E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e como um refúgio contra a tempestade, e como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta”. (Is.32.2). “O nosso refúgio está no nome do SENHOR. Está escrito: Torre forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro”. (Pv.18.10).2- O Deus que fortalece e é Fortaleza.

Na análise linguística, fortaleza é Lugar fortificado ou lugar seguro. No sentido simbólico ou metafórico, fortaleza é a qualidade de quem é forte. As sagradas letras, doutrina que: “O SENHOR é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele”. (Naum.1.7).

As fortificações humanas tendem a falhar, e quando surge a necessidade de socorro, poucas mãos são vistas em auxilio, porém, o Deus de Jacó é socorro bem presente na angustia e fortaleza indestrutível.

O socorro verdadeiro A palavra Socorro, no dicionário significa, ajuda, auxílio. Todavia nas sagradas letras via mais além, tem significado de abraço caloroso e de proteção.

Dentro da visão humanista, o socorro humano está sujeito ao fracasso, entretanto, o livro da lei, a bíblia, anuncia que Deus que: “O SENHOR te ouça no dia da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja. Envie-te socorro desde o seu santuário e te sustenha desde Sião”. (Salmos, 20.1,2). O Deus que é Escudo “Disse o SENHOR a Abrão: Não temas, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão”. (Gn.15.1).

O senhor poderoso “Sendo, pois, Abrão de idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso anda em minha presença e sê perfeito”. (Gn.17.1).

 

 

Deixe um comentário