Notas da Redação

OITICICA

O secretário Paulo Varella, dos Recursos Hídricos, informa o início de uma nova etapa nas obras da Barragem Oiticica. Com a nova fase, a água vai passar dos atuais 47 milhões para 75 milhões de metros cúbicos ainda em 2023. A segurança hídrica faz parte das prioridades do governo do RN e foram incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento, PAC-3.

NATAL

A sucessão municipal, na capital do estado, tem se mostrado movimentada, com lances inusitados a cada momento. O prefeito Álvaro Dias, com excelente avaliação administrativa nas pesquisas eleitorais, ainda não conseguiu escolher um candidato à sucessão e pode caminhar para indicar o candidato a vice na chapa da deputada Natália Bonavides.

COLIGAÇÃO

Há poucos meses, Álvaro Dias admitiu a possibilidade de apoiar o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves, caso essa medida fosse a condição para derrotar a candidata do PT, no caso, a deputada federal Natália Bonavides. São coisas da política que os eleitores já estão acostumados a acompanhar.

GARIBALDI

O MDB não faz por menos. O presidente estadual, vice-governador Walter Alves, articula com o partido dos trabalhadores a indicação de Garibaldi Filho, seu pai, como candidato a vice-prefeito ao lado da deputada Natália Bonavides. Garibaldi foi derrotado nas últimas eleições, mas sempre foi bem votado em Natal.

SERENIDADE

Uma nova aliança política entre MDB e PT poderá levar à Governadoria a serenidade que tanto faz falta no momento atual. Com Garibaldi Filho participando da disputa como candidato a vice-prefeito com a deputada Natália, ficará também mais próximo às articulações que precisam voltar a acontecer no entourage da governadora Fátima.

ROSALBA

Em Mossoró também foi registrado um fato que poderá ter repercussão na sucessão municipal. A ex-prefeita Rosalba Ciarlini, que permanecia em silêncio aceitou a presidência do diretório municipal do Partido Progressista (PP) em Mossoró voltou a conversar, publicamente, sobre a política mossoroense. Poderá ser candidata em 2024?

GOVERNO

A recente derrota da governadora Fátima Bezerra na Assembleia Legislativa, por si só, não indica o fim do seu governo, mas, os últimos erros políticos cometidos pela governadora não podem ser repetidos. Faltando três anos para encerrar sua administração, Fátima não pode se dar ao luxo de conviver com uma oposição aguerrida como se tornou a do RN.

OPOSIÇÃO

O deputado Tomba Farias (PSDB), um dos principais líderes na derrubada do PL que aumentava o ICMS, declarou que o RN é o Estado que mais gasta com despesa de pessoal. “É um quadro preocupante, uma realidade inquietante. Essa relação de custo com receita corrente do RN é a mais desafiadora de toda a federação”, frisou

FOLHA

Dados da Secretaria do Tesouro Nacional mostram que o RN é o terceiro estado do País com maior aumento do comprometimento da receita com gastos de pessoal entre agosto de 2022 e agosto de 2023. Além disso, o RN é o estado com maior comprometimento de suas receitas com os salários dos funcionários públicos.

COMUNISTA

O presidente Lula comemorou a nomeação histórica de um “ministro comunista” para o Supremo Tribunal Federal. A referência foi feita ao ministro da Justiça, Flávio Dino, filiado ao Partido Comunista do Brasil (PC do B) por 15 anos, cuja indicação foi aprovada no Senado. “É a primeira vez na história deste país que conseguimos colocar na Corte um ministro comunista, um companheiro da qualidade de Dino”, afirmou Lula.

TST

O advogado Emmanoel Campelo Pereira faz parte da lista do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da lista sêxtupla para o preenchimento de uma vaga destinada à advocacia no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Essa vaga surgiu em decorrência da aposentadoria do seu pai, Emmanoel Pereira, no mesmo Tribunal.

CALOR

Nova onda de calor atinge o Brasil nos próximos dias. As temperaturas podem passar de 40º em algumas áreas do País até o fim desta semana. Será a 9ª onda de calor deste ano. As temperaturas estão acima da média histórica em julho, agosto, setembro, outubro e novembro deste ano. 2023 é o mais quente em 174 anos, segundo relatório da Organização Meteorológica Mundial.

 

 

 

Deixe um comentário