quarta-feira , 25 de abril de 2018
Home / Mundo / Vladimir Putin é reeleito presidente da Rússia
Putin

Vladimir Putin é reeleito presidente da Rússia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi reeleito com mais de 56 milhões de votos, número que supera seu recorde de 2004.

Em 2000, Putin recebeu 52,94% dos votos; em 2004, obteve 71,31% e em 2012, 63,6%. O segundo lugar ficou com o candidato Pavel Grudinin, apoiado pelo partido comunista, com 11,79% dos votos. Na sequência, aparece Vladimir Zhirinovsky, com 5,66% dos votos.

Oito candidatos disputaram o pleito, e Vladimir Putin foi considerado o favorito desde o começo. Sua liderança se consolidou após o maior opositor, Alexei Navalny, ser proibido de concorrer às eleições em dezembro do ano passado.

A oposição a Vladimir Putin denuncia fraude na contagem dos votos, sobretudo na região de Moscou, na Chechênia e na região de Krasnodar, no sul da Rússia.Em Luberzi, os mesmos membros da comissão eleitoral são acusados de adulteraram os votos juntos antes de começar o dia. Em Krasnodar e em Bashkiria, apareceram falsos observadores que, fazendo-se passar por observadores do partido Yábloko, ocupavam o posto dos verdadeiros.