Toque Esportivo – 2014: O Massacre.

Os anos passam, porém pelos números exagerados do placar, a lembrança não sai da memória daqueles que testemunharam o massacre sofrido em plena pátria de chuteiras. A sexta-feira, 08 de julho, nos remete ao registro de dois anos da goleada aplicada pela Alemanha, 7 a 1, no Brasil e, pior, justamente quando este voltava a sediar uma Copa do Mundo. Depois disso, o futebol que mais mundiais conquistou, perdeu o rumo e o prestígio, somando com as ações negativas dos seus cartolas. E, nem mesmo a vergonha vivida em seu próprio território, foi suficiente para implementar mudanças, sendo preciso mais um fracasso, desta vez na Copa América, para que pequenas ações fossem vistas, porém ainda não com tempo suficiente para se saber o quanto dará ou não certo. No momento, o que nos resta, é a lembrança do massacre de 2014 no Mineirão.

O JOGO DA CLASSIFICAÇÃO

Já foi dito na outra coluna que o Potiguar deu o primeiro passo rumo à sua classificação no Campeonato Brasileiro da Série D. Venceu, por duas vezes consecutivas, o Serra Talhada e agora, no Nogueirão em Mossoró, domingo 17h, encara o Uniclinic-CE, no jogo da classificação.

Se vencer o Time Macho avança de fase, mas não será um jogo fácil. O representante cearense também briga pela vaga e a liderança do grupo, o que torno o confronto mais difícil e, justamente por isso, é preciso o torcedor entender e comparecer. Neste domingo, dia 10, no Nogueirão, o alvirrubro disputa o jogo da classificação.

MANIPULAÇÃO

Pois, nem mesmo o sofrido futebol do Rio Grande do Norte se livrou da ação dos bandidos corruptos. Disfarçado de treinador, o bandido procurado pela polícia, Marcos Ferrari, comandou o Palmeira de Goianinha-RN, porém sua tática não era de futebol. Ele na verdade aliciava jogadores para manipular resultados, atendendo comandos que vinham da China, Indonésia e até da Malásia. O jogo, Globo 5 a 1 no Palmeira, vem sendo investigado. A direção do clube diz que não tinha conhecimento, ou seja, nenhum envolvimento com a ação criminosa.

SUPERAÇÃO

Definindo sua carreira como, superação de momento difíceis, no esporte e na vida pessoal, a mossoroense Claudinha Gadelha escreve seu nome no cenário mundial do MMA. Nesta sexta-feira luta pelo cinturão da categoria peso-palha e, claro, a torcida dos mossoroenses que gostam do esporte e, seus amigos e familiares, é por mais uma conquista.

RESISTINDO

É raro, por isso e preciso apurar o que tem de verdadeiro, mas aparentemente, alguns conseguem resistir as tentações dos dólares e euros. Assim fez Gabriel, que rejeitou salário dobrado no Chelsea, da Inglaterra, para permanecer no Santos. Como disse, o caso é raro, já que na maioria das vezes o sujeito até cai de produção em seu clube de origem temendo contusão quando é cogitado para deixar o Brasil.

MUDOU

Depois de ser anunciado como provável reforço do Vasco na segunda divisão, o atacante Leandro Damião segue para o Rio de Janeiro, mas o endereço é outro. Foi confirmado como reforço do Flamengo para o Campeonato Brasileiro da Série A. Primeiro passará por exames médicos, depois, a festa da apresentação.

PROIBIÇÃO

Mais uma vez a bebida alcóolica entra na relação de proibição de um evento esportivo. Agora é para os locais onde estejam acontecendo competições dos Jogos Olímpicos. Como se comportamento inadequado fosse coisa de quem bebe. Costumo comparecer a eventos esportivos e, os piores palavrões escuto de pessoas que só tomam água ou refrigerante. Sem falar em outros consumos, já proibidos em qualquer espaço.

INGRESOS para Potiguar e Uniclinic já estão sendo vendidos. Veja matéria em Esportes.

O treinador Cristovão continua intermediando o retorno de Pato. Corinthians.

GLOBO-RN deve sacramentar classificação contra Galícia na Série D.

NA segunda-feira, 19h30, se ligue, tem Esporte Legal, TV Câmara, canal 16 na TCM.